Projeto quer ‘match’ entre brasileiros que estão em extremos ideológicos
Experimento 'O Brasil Fala', realizado pelo Instituto Sivis e pelo RenovaBR, quer estimular diálogo entre 10 mil pessoas com opiniões políticas distintas
Às vésperas das eleições municipais de 2024, a polarização política que marcou o pleito presidencial de 2022 ainda não deu indícios de ter regredido. Enquanto a radicalização entre esquerda e direita continua a todo vapor no debate público e nas redes sociais, uma iniciativa inédita busca conectar até 10 mil brasileiros de opiniões divergentes para diálogos individuais — o projeto “O Brasil Fala”, realizado pelo Instituto Sivis e pelo RenovaBR.
Com o objetivo de fomentar a discussão produtiva e a convivência entre ideias divergentes, os dois think tanks lançaram em junho uma plataforma onde os interessados podem se inscrever gratuitamente e agendar uma conversa online, de forma segura e sem mediadores, até o próximo 21 de julho. No momento da inscrição, o participante deve responder a um formulário sobre posições políticas que servirá como base para o “match” com seu parceiro de debate.
Além de incentivar a troca de pontos de vista, o projeto faz parte de um estudo global organizado pela ONG alemã My Country Talks em parceria com cientistas sociais da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que pesquisam a política brasileira. Em todo o mundo, a iniciativa já conectou mais de 300 mil pessoas em cem países.
‘Regime da discordância’
Segundo o RenovaBR, escola de formação política sem fins lucrativos, os grandes objetivos do projeto são cultivar o diálogo saudável, estimular novas lideranças e fortalecer a democracia no Brasil. “Para construir políticas públicas eficientes é preciso ouvir ideias distintas, analisar outras perspectivas e chegar a uma solução democrática”, avalia Rodrigo Cobra, diretor executivo do movimento.
Além de debater e trocar opiniões, os participantes da iniciativa serão convidados a compartilhar suas experiências com diversos veículos de comunicação para contribuir com uma ampla campanha contra a polarização política no país.
Para o Instituto Sivis, o choque de ideias divergentes é condição essencial para o desenvolvimento de qualquer nação, e o estudo “O Brasil Fala” oferece um ambiente de experiência destes valores democráticos. “A democracia é o regime da discordância. Ela só acontece realmente em lugares onde as pessoas discordam e têm visões de mundo que se complementam para resoluções de problemas complexos”, afirma o diretor de Relações Institucionais da entidade, Jamil Assis.