O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), é favorito a um novo mandato a partir da eleição de 2024, segundo levantamento feito entre os dias 26 e 29 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 31. Ele era vice de Gean Loureiro (União Brasil) e assumiu o mandato em abril de 2022, quando o titular renunciou para disputar o governo do Estado.
Segundo a pesquisa, no principal cenário, Topázio tem 33,4% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSB), que tem 12,3%; e pelo vereador Pedro Silvestre (PP), com 10,1% — considerando a margem de erro de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, Berger e Silvestre estão empatados tecnicamente.
Na sequência, aparecem o deputado estadual Marcos Abreu (PSOL), com 6,1%; o ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo), com 5,6%; e a vereadora Carla Ayres (PT), com 4,1% — todos empatados na margem de erro. Outros candidatos pontuam menos de 2%.
Entre os entrevistados, 14,0% disseram que não votariam em nenhum, branco ou nulo, enquanto 7,8% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 772 eleitores em Florianópolis.
Avaliação
Segundo a mesma pesquisa, Topázio tem a aprovação de 74,0% do eleitorado da capital catarinense contra a desaprovação de 19,4% — outros 6,6% não souberam ou não quiseram opinar.
Quando questionados sobre como avaliam a gestão, 57,9% disseram que ela é ótima ou boa, 14,8% afirmaram que ela é ruim ou péssima e 24,7% declararam que ela é regular. Outros 2,6% não souberam ou não quiseram opinar.