Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Prefeito é favorito para reeleição ao quarto mandato em Ilhabela (SP)

Toninho Colucci (PL) lidera corrida eleitoral no município paulista com 48,4% dos votos, diz Paraná Pesquisas

Por Da Redação 28 ago 2024, 09h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de Ilhabela (SP), Antonio Colucci (PL), condenado por improbidade administrativa na contratação de servidores municipais
    O prefeito de Ilhabela (SP), Toninho Colucci (PL): primeiro lugar em pesquisa (Prefeitura de Ilhabela/Divulgação)

    Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais de 2024, o prefeito de Ilhabela (SP), Toninho Colucci (PL), lidera com folga a disputa eleitoral no município litorâneo. O atual mandatário conta hoje com 48,4% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 28, pelo instituto Paraná Pesquisas.

    Publicidade

    Na segunda posição, com ampla desvantagem em relação a Colucci, aparece o ex-prefeito Manoel Marcos (PSD), com 26,9% do eleitorado. Em seguida, surgem a vereadora Diana Almeida (Podemos), com 9%; a enfermeira Juliana Louro (União Brasil), com 1,6%; e o empresário Ronaldo Mariano (PMB), com 0,4%. Dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais, os dois últimos nomes estão tecnicamente empatados.

    Publicidade

    Não há possibilidade de segundo turno em Ilhabela, uma vez que o município contabiliza menos de 200 mil eleitores registrados.

    Quarto mandato

    Caso a simulação do Paraná Pesquisas se concretize nas urnas, Toninho Colucci exercerá seu quarto mandato à frente da prefeitura de Ilhabela. Antes de ser eleito para a atual gestão pelo PL, em 2020, o atual mandatário chefiou o Executivo do município por oito anos entre 2009 e 2016, todos pelo PPS (atual Cidadania).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em 2023, Colucci chegou a ser condenado por improbidade administrativa em segunda instância, em julgamento que avaliava a contratação irregular de servidores da prefeitura durante seus anos iniciais de gestão, e perdeu os direitos políticos por três anos. No entanto, a decisão foi revertida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o processo voltou a tramitar no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), permitindo que o prefeito mantivesse o cargo e disputasse a reeleição.

    Apesar dos entreveros na Justiça, o prefeito desfruta de alta popularidade em Ilhabela. Segundo o levantamento publicado nesta quarta-feira, a atual gestão de Colucci tem 70% de aprovação e 26,6% de rejeição entre o eleitorado.

    Publicidade

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 700 eleitores em Ilhabela entre os dias 23 e 26 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.