Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que Pablo Marçal não irá aparecer na propaganda eleitoral da TV

Enquanto candidato do PRTB não tem tempo de televisão, coligação do prefeito Ricardo Nunes terá seis minutos e meio

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 ago 2024, 15h21 - Publicado em 23 ago 2024, 11h59

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo divulgou o tempo de televisão que cada um dos candidatos à prefeitura da capital vai ter na campanha deste ano. Enquanto o coach Pablo Marçal (PRTB) não tem tempo algum, a coligação do prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) terá seis minutos e meio. A divisão do tempo é feita de acordo com o número de partidos que integram a coligação e algumas siglas ficam de fora, por causa da cláusula de barreira.

A propaganda eleitoral gratuita na TV é de vinte minutos por dia, divididos em dois blocos, do dia 30 de agosto até 3 de outubro. Além disso, há inserções de trinta e sessenta segundos distribuídas diariamente durante a programação normal das emissoras. Os blocos de dez minutos são divididos entre os partidos que atingiram um mínimo de votos nas eleições anteriores (no caso, a de 2022), a chamada cláusula de barreira. Devido a ela, terão tempo na TV apenas Ricardo Nunes, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB)  — veja ao final da matéria a divisão de tempo. Tanto Marçal quanto Marina Helena (Novo) ficam de fora.

As mesmas regras valem para as emissoras de rádio, que também são obrigadas a veicular a propaganda eleitoral gratuita. Na internet, as emissoras e veículos de imprensa não têm obrigação de ceder esse espaço aos candidatos.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta quinta, 22, pela primeira vez, Marçal ultrapassou Nunes em intenções de voto e angariou chances reais de ir para o segundo turno. O coach tem 21%, contra 19% do prefeito. Os dois estão empatados na margem de erro. Já no levantamento do Instituto Paraná Pesquisas desta sexta, 23, Marçal aparece com 17,9%, contra 21,9% do emedebista.

Veja quanto cada campanha terá de tempo na TV

  • Ricardo Nunes (MDB) –  coligação MDB, Republicanos, PP, PL, PSD e União Brasil

6 minutos e 30 segundos

Continua após a publicidade
  • Guilherme Boulos (PSOL) – coligação PSOL, Rede, PT, PC do B, PV e PDT

2 minutos e 22 segundos

  • José Luiz Datena (PSDB) – coligação PSDB e Cidadania

35 segundos

  • Tabata Amaral (PSB)

30 segundos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.