PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Por que Lula vai melhor que Bolsonaro em sua estreia no TikTok

Em sua primeira semana, petista tem mais curtidas, compartilhamentos e comentários que o rival, que está na rede há mais tempo e tem muito mais seguidores

Por Diogo Magri Atualizado em 5 jul 2022, 12h34 - Publicado em 5 jul 2022, 10h09

Em busca da expansão do seu marketing político através do meio digital, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou, no dia 20 de junho, uma conta oficial no aplicativo chinês TikTok. A campanha através das redes sociais já é uma estratégia conhecida e necessária nas eleições brasileiras, mas ainda ganha ares inovadores ao migrar para uma das redes sociais menos exploradas.

Lula prova que a rede tem potencial quando os números de sua primeira semana no aplicativo são comparados aos principais adversários, como Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). O petista ainda tem menos seguidores (cerca de 120 mil) que Ciro (160 mil) e Bolsonaro (1,8 milhão), ambos com contas consolidadas há mais tempo, mas um levantamento coordenado pela especialista em comunicação e marketing da UFF Luiza Mello e pelo cientista político da UFPR Djiovanni Marioto mostra que o potencial de Lula no TikTok é maior que o dos adversários.

Os números da pesquisa apontam que, em sua primeira semana com conta oficial, Lula teve mais curtidas, compartilhamentos e comentários que Bolsonaro, só ficando atrás no número de visualizações, onde o atual presidente tem 9% a mais. A semana de 20 a 26 de junho também foi a primeira vez desde o início do monitoramento dos pesquisadores no TikTok que as hashtags de apoio à Lula tiveram mais views que as de Bolsonaro.

“É um crescimento de engajamento muito acentuado para quem tem só dez vídeos publicados. Bolsonaro, para efeito de comparação, tem mais de 500 vídeos”, explica Marioto. Na visão dos pesquisadores, Lula cresceu mais rápido e tem um potencial maior pelo fato de o TikTok ser uma rede social de um público majoritariamente jovem, onde o petista tem vantagem. Segundo o último Datafolha, o ex-presidente tem 51% das intenções de voto das pessoas entre 16 e 24 anos, contra 22% do atual presidente. 

@lulaoficial Ainda não tem dancinha, mas sarrada no ar o Lula já fez. E também promoveu uma verdadeira transformação na educação brasileira 😎 🎥 @ricardostuckert #prouni #fies #educação #vamosjuntospelobrasil #equipeLula ♬ som original – luladasilvaoficial
Continua após a publicidade

O vídeo de Lula mais visto na semana é um em que o ex-presidente aparece junto de apoiadores jovens. O petista faz um hangloose com as mãos e imita uma coreografia conhecida como “sarrada no ar”. “Ainda não tem dancinha, mas sarrada no ar o Lula já fez. E também promoveu uma verdadeira transformação na educação brasileira”, diz a legenda. O vídeo encerra com a lembrança de alguns programas implementados nos governos do PT, como ProUni, Fies e Pronatec.

“Há um mês, o TikTok tinha um amplo domínio da direita, e isso mudou bem rápido. Além disso, o perfil de Lula apresenta um crescimento mais orgânico, enquanto nossa impressão é que a direita depende de algo mais articulado e organizado”, comenta Luiza Mello.

Mas isso ainda não significa, na visão dos especialistas, que o aplicativo se tornará uma plataforma dominante da esquerda. “Embora a gente perceba a mudança, não podemos descartar a relevância que a direita tem no aplicativo, levando em conta seguidores e engajamento”, conclui Mello.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.