Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF indicia o influenciador fitness Ricardo Cariani por tráfico de drogas

Investigação aponta que ele teria usado suas empresas de produtos químicos para vender matéria-prima para entorpecentes; defesa vê conclusões 'precipitadas'

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h29 - Publicado em 30 jan 2024, 12h04

A Polícia Federal  de São Paulo indiciou o influenciador fitness Ricardo Cariani pelos crimes de tráfico de drogas equiparado, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. O indiciamento é o ato que marca a finalização da fase de inquérito. O caso agora segue para o Ministério Público, que vai avaliar as provas colhidas pela PF. Se concordar com a conclusão do delegado, a Promotoria pode propor uma ação penal contra Cariani e colocá-lo no banco dos réus. Somadas, as penas dos crimes do relatório da PF podem chegar a trinta anos.

Em dezembro, o influenciador foi alvo de uma operação que vasculhou endereços ligados a ele em São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Diadema, Praia Grande e Guarujá, em São Paulo, Curitiba e Rubim (MG). O indiciamento aconteceu no dia 18 de dezembro, logo depois do depoimento do influencer. Químico de formação, Cariani é sócio da Anidrol, uma empresa de produtos químicos com sede em Diadema. A suspeita da PF é de que ele usaria o estabelecimento pra fornecer matéria-prima para o tráfico.

O caso chegou às autoridades por causa de uma denúncia feita sobre o esquema que seria supostamente usado por Cariani. Determinados produtos químicos têm circulação restrita e, por isso, só podem ser vendidos e comprados por empresas credenciadas pelo governo. “Laranjas” teriam se passado por representantes comerciais de grandes indústrias do ramo farmacêutico simulando a compra de materiais da Anidrol, emitindo notas fiscais frias. As empresas descobriram e denunciaram a fraude, que teria levado os investigadores até Cariani.

Além dos acompanhamentos, Ricardo Cariani vende cursos online que prometem uma mudança no estilo de vida dos seus alunos
Além dos acompanhamentos, Ricardo Cariani vende cursos online que prometem uma mudança no estilo de vida dos seus alunos (Reprodução/Site Ricardo Cariani/Reprodução)

Com mais de sete milhões de seguidores no Instagram e seis milhões no YouTube, o influenciador e fisiculturista vende cursos e mentorias voltados para ganho de massa muscular e emagrecimento. Ele é dono de uma empresa de masterclass e faz acompanhamento de famosos. “Conquiste o corpo dos seus sonhos, aprenda a treinar, a se alimentar melhor e a se organizar para o sucesso. Diga adeus à procrastinação e dê as boas-vindas a uma versão melhor de si mesmo. Vamos nessa?”, dizia a página de abertura do seu site na época da operação. Hoje, o endereço eletrônico está fora do ar.

Outro lado

Em nota, a defesa de Cariani diz que “o indiciamento ocorreu de forma precipitada”. “As conclusões da autoridade policial expostas no relatório são equivocadas e vêm sendo contraditadas no curso do procedimento. Apresentamos ao juízo uma série de documentos que comprovam que Renato jamais participou de qualquer atividade ilícita, e temos a certeza de que sua inocência será reconhecida pela Justiça”, afirma o advogado Aldo Romani Neto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.