Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa: líder, filho de Garotinho tenta manter a dinastia em Campos

Segundo o Paraná Pesquisas, Wladimir Garotinho (PSD), 35 anos, lidera numericamente disputa para a prefeitura que foi comandada pelos pais Anthony e Rosinha

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2020, 10h35 - Publicado em 29 out 2020, 10h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O clã Garotinho tem chance de emplacar o seu terceiro prefeito em Campos dos Goytacazes, cidade de pouco mais de 500 000 habitantes no norte do estado do Rio de Janeiro. A cidade já foi governada por Anthony Garotinho e pela sua esposa, Rosinha Garotinho.

    Agora, é a vez de um dos nove filhos do casal, Wladimir Garotinho (PSD), de 35 anos, tentar a sorte. Deputado federal no primeiro mandato, ele é um dos líderes na disputa pela prefeitura, com 28,1% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 29.

    Ele está empatado tecnicamente com Caio Vianna (PDT), de 31 anos, que tem 23,5% das intenções de voto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Eles estão descolados do segundo pelotão, que tem Bruno Calil (Solidariedade), de 37 anos, com 7,2%, e o atual prefeito, Rafael Diniz (Cidadania), outro candidato jovem, também com 37 anos, com 6,6%.

    A disputa pela liderança em Campos envolve dois herdeiros de políticos que já comandaram a prefeitura. Caio Vianna é filho de Arnaldo Vianna, que foi prefeito da cidade de 1998 a 2004 – ele era vice de Garotinho e assumiu quando o titular saiu para disputar a presidência da República em 1998. Em 2016, ele teve uma atitude inesperada: apoiou a candidatura a prefeito de Geraldo Pudim (MDB) contra o próprio filho, Caio, que ficou em terceiro lugar. O vencedor foi Rafael Diniz, que agora tenta a reeleição.

    Continua após a publicidade

    Já os Garotinho dominaram a política local nos anos 1990 e 2000. Anthony foi prefeito de 1989 a 1992 e depois de 1997 a 1998. Rosinha comandou a cidade entre 2009 e 2016.

    Segundo o Paraná Pesquisas, Arnaldo Vianna tem a sua gestão mais bem avaliada que a família Garotinho. Questionado sobre quem foi o melhor prefeito de Campos dos Goytacazes, os eleitores apontaram Vianna em primeiro, com 46,3%, seguido de Rosinha (19,9%) e Anthony (10,4%).

    Vale lembrar que o casal Anthony e Rosinha tem dois filhos tentando se eleger prefeitos. Na capital, a deputada federal Clarissa Garotinho (Pros) tem poucas chances de obter sucesso. Segundo pesquisa Datafolha feita entre os dias 20 e 21 de outubro, ela tem apenas 1% das intenções de voto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.