Partido quer Cariani para disputar eleição com foco em público fitness
Ideia é que o fisiculturista e fenômeno na internet seja uma voz potente entre o público que se preocupa com a saúde

O Progressistas (PP) tem cortejado o influenciador fitness Renato Cariani para que ele dispute uma vaga como deputado por São Paulo, pelo partido, nas eleições do próximo ano.
A ideia é que o fisiculturista e fenômeno na internet seja uma voz potente entre o eleitorado que se preocupa com a saúde.
Cariani esteve em Brasília nesta quarta-feira, 2, com o presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), e o presidente do diretório de São Paulo, o deputado federal Maurício Neves (PP-SP).
“Foi uma alegria esse privilégio de conversar um pouquinho sobre o seu trabalho, o que você pensa para o país. E poder sonhar em lhe ter no nosso partido, para nos representar e para ser um divisor de águas no nosso partido”, disse Nogueira. “E para ser alguém que vai melhorar a vida das pessoas pelo Brasil inteiro, não só São Paulo. Você tem tudo para ser a nossa referência”, prosseguiu o cacique.
Cariani agradeceu a oportunidade conhecer os parlamentares e disse que no momento não tem nenhuma pretensão política — mas que pensa em “mudar a vida das pessoas”.
“Eu tenho um propósito na internet, que é mudar o estilo de vida das pessoas, mudar hábitos, que pequenas mudanças geram grandes resultados. Como eu disse para o senhor, eu não tenho nenhuma pretensão de carreira política, mas tenho a absoluta consciência que é aqui que se muda uma nação, que é aqui se constróem políticas que mudam uma nação”, declarou o influencer.
Quem é Renato Cariani
O fisiculturista Renato Cariani, de 48 anos, é também empresário, comunicador e fenômeno nas redes. Seu canal no Youtube tem cerca de 7,7 milhões de inscritos e seu perfil no Instagram conta com quase 10 milhões de seguidores.
Ele também é amigo do ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) e foi responsável pelo preparo físico do ex-coach antes do início de sua campanha.
No ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) tornou réu o influenciador após investigação da Polícia Federal apontá-lo como integrante de um esquema criminoso de desvio de produtos químicos para a fabricação de drogas. Cariani e mais quatro pessoas serão julgadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
O advogado do fisiculturista, José Eduardo Cardozo — ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff — diz não ter dúvidas da inocência de Cariani e da sócia, Roseli Dorth. “Quando aceitei o caso, fiquei assustado com a ausência de provas. A opinião pública foi induzida ao erro. Eles serão absolvidos, certamente”, disse Cardozo a VEJA em abril do ano passado.
Guilherme Derrite
O Progressistas tem se movimentado para arrematar possíveis quadros para as eleições de 2026.
Na última terça-feira, 1º, o partido anunciou que o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, se desfiliará do PL de Jair Bolsonaro e voltará ao PP.
A mudança teve a anuência tanto do ex-presidente quanto do cacique da legenda, Valdemar Costa Neto.
Derrite é cotado para disputar pelo campo da direita uma das duas vagas do Senado reservadas ao estado de São Paulo no ano que vem. O outro assento tem sido ventilado para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).