Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Parlamentares brasileiros querem que OEA monitore crimes contra democracia

Proposta foi feita por comitiva que está nos EUA para discutir formas de proteção contra ataques como os ocorridos no Capitólio e em Brasília

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 9 Maio 2024, 15h15 - Publicado em 2 Maio 2024, 12h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A comitiva de deputados e senadores brasileiros que está em missão oficial nos Estados Unidos propôs que a Organização dos Estados Americanos (OEA) acompanhe casos de crimes contra a democracia. A sugestão é de criação de uma relatoria específica sobre o tema na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que é vinculada à entidade.

    A proposta foi feita durante encontro da delegação brasileira com a secretária-executiva da CIDH, Tania Reneaum Panszi, e o relator especial para Liberdade de Expressão, Pedro Vaca. Durante o encontro, também foi discutida a instalação, em separado, de uma comissão de acompanhamento permanente sobre milícias no Brasil.

    Os parlamentares brasileiros estão nos Estados Unidos para uma série de encontros em que estão sendo discutidas formas de proteção à democracia nos dois países. A ideia é fomentar a criação de um movimento internacional para discutir maneiras de evitar casos como os recentes episódios de tentativas de abolição violenta do estado democrático de direito nos EUA e no Brasil: a invasão e depredação ao Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro de 2021, e o ato semelhante ocorrido em Brasília, nas sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

    A missão é organizada pelo Instituto Vladimir Herzog e é integrada por parlamentares que participaram da Comissão Parlamentar Mista (CPMI) do 8 de janeiro: os senadores Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT-PE) e os deputados federais Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Rogério Correia (PT-MG), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Rafael Brito (MDB-AL).

    Contraponto

    A comitiva representa um contraponto à visita que parlamentares bolsonaristas fizeram em março para denunciar o que eles chamam de ataques das instituições brasileiras contra adversários políticos. “Eles se apropriam do discurso do campo progressista para acusar o campo progressista de fazer o que eles fazem”, disse Eliziane Gama. Segundo a senadora, a ideia da viagem é desfazer narrativas falsas e discutir a manutenção da democracia diante das ameaças que vêm surgindo em diversos países.

    Continua após a publicidade

    O grupo já participou de audiências com parlamentares americanos, entre eles o senador independente Bernie Sanders, para discutir os ataques antidemocráticos que EUA e Brasil sofreram. Segundo ele, os dois paises têm papel fundamental na defesa da democracia também no mundo. “Esse é um problema internacional”, afirmou ele na ocasião. Sanders é responsável pelo texto aprovado no Senado americano em defesa da democracia no Brasil em 2022.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.