Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Paraná Pesquisas: Rodrigo Manga cresce e segue na liderança em Sorocaba

Segundo sondagem, atual prefeito tem 74,4% das intenções de voto

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 out 2024, 07h00

O atual prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ampliou sua vantagem em relação aos demais candidatos e caminha para uma franca vitória em primeiro turno. É o que mostra sondagem do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira, 2.

De acordo com a pesquisa, Manga tem 74,4% das intenções de voto (eram 72,1% na última rodada, do final de agosto), contra 7,1% do sindicalista Paulinho do Transporte, do PT (ele tinha 6,1%). Na sequência, aparecem o ex-deputado estadual Danilo Balas (PL), com 6,9% (mesmo patamar da rodada anterior), e o barbeiro Calebe Henrique (PCO), com 0,6% (ele tinha 0,7%).

O mesmo relatório também mediu a rejeição dos candidatos do município do interior paulista. Perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum”, 36,4% dos entrevistados responderam Paulinho do Transporte, 24,6% disseram Danilo Balas e 19,6% citaram Calebe Henrique. O atual prefeito Rodrigo Manga é o postulante que aparece com a menor rejeição, sendo citado por apenas 12,4% dos entrevistados.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 700 eleitores em Sorocaba entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais.

Sem apoio de Bolsonaro

Apesar do alinhamento a Jair Bolsonaro desde a primeira campanha à prefeitura de Sorocaba, em 2020, neste ano têm sido escassas as aparições do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) ao lado do ex-presidente. Um dos motivos é o fato de o PL ter um candidato “oficial” na cidade — o ex-deputado Danilo Balas. Outro fator que pode explicar a ausência se deve à agenda lotada de Bolsonaro, que tem feito as vezes de cabo eleitoral e percorrido todo o país alavancando candidaturas de prefeitos e de vereadores. Com a disputa encaminhada e praticamente “liquidada” neste primeiro turno, não é improvável que Bolsonaro tenha optado por se debruçar sobre disputas mais espinhosas — como é o caso de Goiânia e Rio de Janeiro, por exemplo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.