A dois dias da votação no segundo turno das eleições municipais, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem a menor vantagem para o adversário Guilherme Boulos (PSOL) na atual corrida eleitoral, segundo levantamento feito entre os dias 21 e 24 de outubro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira, 25.
Segundo a pesquisa, Nunes tem 51,2% das intenções de voto contra 40,7% de Boulos – a vantagem de 10,5 pontos é a menor desde que o instituto começou a projetar a disputa em segundo turno entre os dois candidatos na atual campanha eleitoral (veja quadro abaixo).
A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os entrevistados, 5,2% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 2,9% afirmaram que não sabem ou não responderam.
Votos válidos
Quando são levados em conta apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos, que é o mesmo critério utilizado pela Justiça Eleitoral), Nunes tem 55,7% contra 44,3% de Boulos.
Espontânea
No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o prefeito tem 38,5% contra 32,9% de Boulos – apesar de apertada, a diferença (5,6 pontos) ainda está fora da margem de erro.
Nessa simulação, 21,6% dos entrevistados não souberam apontar um candidato ou não responderam, enquanto 6,7% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum.
Expectativa de vitória
O instituto também quis saber quem o eleitor acha que vai ganhar a eleição: 64,4% dos consultados responderam que acreditam na vitória de Ricardo Nunes, enquanto 29,1% apontaram Guilherme Boulos (PSOL) como o vencedor.
Rejeição
O candidato do PSOL é quem tem a maior taxa de rejeição do eleitorado, segundo o Paraná Pesquisas: 46,3% não votariam de jeito nenhum em Boulos, enquanto 37,2% dizem o mesmo em relação a Nunes.
Já quando questionados em quem com certeza votariam, 37,9% apontaram o prefeito de São Paulo, e 33,5% citaram o deputado do PSOL. Outros 23,8% disseram que poderiam votar em Nunes, enquanto 18,5% declaram o mesmo em relação a Boulos.
Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores na cidade de São Paulo e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº SP-05333/2024.