Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Paraná lança programa bilionário de incentivo a crescimento econômico

'Rota do Progresso' quer diminuir a discrepância de desenvolvimento entre cidades e contará com investimentos na indústria, agronegócio e saneamento

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2024, 19h25 - Publicado em 18 jun 2024, 16h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), lança nesta quarta-feira, 19, o programa Rota do Progresso, pacote de investimentos que tem como objetivo diminuir a diferença do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre cidades paranaenses.

    Relatório apresentado em maio pela Organização das Nações Unidas (ONU) analisou os indicadores de estados brasileiros que compõem o índice — expectativa de vida, educação e renda per capita — entre 2012 e 2021. Segundo o estudo, o Paraná figura em sétimo lugar, com pontuação de 0,769. O IDH varia de zero a um: quanto mais próximo de um, maior é o nível de desenvolvimento humano.

    Ao todo, a iniciativa do Paraná disponibilizará 2,5 bilhões de reais para pequenos municípios. Os recursos serão aportados diretamente em eixos programáticos — infraestrutura, planejamento e desenvolvimento humano — e deverão estimular a economia e a geração de empregos, bem como elevar a qualidade de vida em oitenta cidades pré-selecionadas.

    O Ipardes, instituto local de acompanhamento de dados econômicos, selecionou os municípios a partir do critério de IDH e será responsável por acompanhar a aplicação das ações que constam no programa e medir o avanço dos índices.

    Estão inclusos investimentos na estrutura produtiva — como estufa e irrigação — e transformação e logística do agronegócio — lavadores, empacotadores, câmaras frias, veículo de transporte –, com liberação de até 300.000 reais por cidade. Haverá ainda liberações do Siscred (Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados) para empreendimentos industriais, no limite de 1 bilhão de reais, pavimentação de estradas rurais e construção de, pelo menos, um barracão industrial por cidade.

    Continua após a publicidade

    “O Paraná tem uma das menores taxas de desigualdade do país, mas ainda não estamos satisfeitos. Esse é um programa para estimular a atividade econômica e o desenvolvimento de talentos em pequenos municípios, promovendo integração maior com empresas e estímulo ao agronegócio, que é uma das grandes vocações do Paraná”, diz o governador Ratinho Jr.

    Desenvolvimento e formação

    A Rota do Progresso prevê a elaboração de um Plano de Desenvolvimento por Cidade por meio da Universidade Sem Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Também estão sendo planejadas iniciativas de capacitação gerencial na área de gestão e inovação para formalização de pequenas cooperativas e distribuição de bolsas para estudantes de Ensino Médio e Ensino Superior em cursos de Tecnologia e Inovação, por meio do programa Talento Tech, que já firmou parcerias com big techs para contratar os jovens.

    Saneamento

    Outra área a receber investimento é o saneamento: serão mais de 500.000 reais da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) em obras de água e saneamento em 65 dos 80 municípios pré-selecionados. O objetivo é antecipar a universalização do acesso ao saneamento antes de 2030, diz o governo. Atualmente, mais de 80% do estado já é atendido com coleta e tratamento de esgoto e 100% recebe água tratada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.