Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os bastidores (e vídeos) da briga dos evangélicos pelo comando da bancada

Em meio a acusações de falsificação de ata, deputados e pastores se movimentam para trocar (ou manter) comando da Frente Parlamentar em ano eleitoral

Por Reynaldo Turollo Jr. 20 jan 2022, 16h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O clima esquentou de vez entre os integrantes da Frente Parlamentar Evangélica, uma das mais numerosas e poderosas do Congresso Nacional, sobretudo no governo de Jair Bolsonaro (PL), que tem na comunidade uma de suas principais bases de apoio. O motivo é a sucessão no comando da Frente, hoje presidida pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), em pleno ano eleitoral. Nos últimos dias, documentos, ataques e vídeos circularam pelo WhatsApp de parlamentares e pastores. O pano de fundo é uma disputa entre setores da Assembleia de Deus: de um lado, Ministério Madureira, do bispo Samuel Ferreira, e de outro, Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia.

    A última eleição para o comando da Frente foi em dezembro de 2020, ocasião em que se apresentaram como candidatos os deputados Cezinha de Madureira, ligado a Samuel Ferreira, e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), próximo de Malafaia. Em assembleia geral, registrada em uma ata que virou a razão da discórdia – e cuja reprodução está circulando entre os parlamentares evangélicos –, “houve um entendimento entre os candidatos Cezinha e Sóstenes para que a eleição se desse por aclamação”. Cezinha foi então empossado presidente da Frente em 2021 e, segundo os aliados de Sóstenes, o próprio Sóstenes assumiria o posto em 2022.

    Neste mês, às vésperas do esperado revezamento, circulou um vídeo do deputado Abílio Santana (PL-BA) e começou o rebuliço. Na gravação, o parlamentar diz que, se existe alguma ata atestando o tal acordo, “é falsa”. “Eu quero que alguém me apresente a minha assinatura”, diz Santana, exaltado, chamando o pastor Silas Malafaia de “Cínico Malafeia”. Veja o vídeo:

     

    O deputado Sóstenes rebateu. “A ata foi registrada em cartório com a lista dos presentes. O deputado Abílio Santana não foi na assembleia geral, ele não estava presente, mas tivemos lá 35 parlamentares que assinaram a ata”, afirmou Sóstenes em outro vídeo. Ele ainda acrescenta que está certo de que, em fevereiro próximo, o colega Cezinha de Madureira “estará passando a presidência da Frente Parlamentar”. A ata com as assinaturas também começou a circular. Veja o vídeo:

    Continua após a publicidade

     

    Pelo jeito, os próximos dias serão decisivos para o destino dos evangélicos no Congresso, e a disputa será ferrenha.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.