Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O recado claro de Lula aos ministros: 2024 será um ano para gastar

Presidente incentiva auxiliares a tocar obras para serem inauguradas no ano que vem em meio a discussão sobre a meta fiscal

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 20h20 - Publicado em 3 nov 2023, 12h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira, 3, que os recursos previstos para investimentos em obras tocadas pelos ministérios sejam integralmente aplicados, e não guardados no Tesouro Nacional. A afirmação, feita durante abertura de uma reunião com os ministros, no Palácio do Planalto, ocorre em meio à discussão em torno da revisão da meta fiscal. “A gente não pode deixar sobrar dinheiro que está previsto ser investido nos ministérios. A gente precisa colocar, transformar”, disse o presidente.

    Em sua fala, Lula fez referência ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defensor de zerar a meta fiscal, afirmando que ele estava ali para garantir que os recursos fossem aplicados com qualidade. “Eu sempre digo que, para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro no Tesouro. Para quem está na Presidência, dinheiro bom é dinheiro transformado em obras”, disse. Na semana passada, durante coletiva a jornalistas, Lula disse que a meta fiscal não precisaria ser zero em 2024.

    O presidente afirmou ainda que assumiu o governo para “tirar o país da letargia” e disse que assinou nesta quinta-feira a lei definitiva para início de 11 mil obras. O objetivo, segundo ele, é chegar a 2 milhões de empregos gerados até o final do ano. O presidente ressalvou que os ministros não precisam inventar novos projetos e que devem executar o que está planejado. “Ninguém precisa inventar nada novo neste país. Está tudo determinado. A gente vai fazer essas obras. A gente tem até 2026 para que a gente execute parte dessas obras”, afirmou.

    Participaram ao menos 11 ministros do encontro. Lula disse que pretende fazer outras três reuniões específicas com ministros das áreas de infraestrutura, serviços, social, antes do balanço de final de ano. Lula pretende rodar o país no ano que vem para “conversar com o povo bom” e participar de inaugurações, principalmente de obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Em 2024 haverá eleições para prefeitos, vice e vereadores, e Lula quer ser o principal cabo eleitoral.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.