O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) fez, na manhã desta quarta-feira, 15, mais uma publicação enigmática sobre o governo de seu pai, Jair Bolsonaro. Em sua conta oficial no Twitter, o Zero Dois, como é chamado, afirmou que “o que está por vir pode derrubar o Capitão eleito”, mas não especificou quais seriam as motivações para isso.
O post de Carlos é acompanhado por um vídeo, do youtuber Daniel Lopez, que convoca apoiadores do presidente Bolsonaro. “Já está tudo engatilhado em Brasília para derrubar Bolsonaro, mas você pode ajudar” é o título da publicação.
Onde estão os caras feias, os identificadores de problemas, os escritores de cartas para aliados “desbocados”? O silêncio não tem nada a ver com a descoberta de seus devidos lugares. O que está por vir, pode derrubar o Capitão eleito. O que querem é claro! https://t.co/9gARtuC63K
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) May 15, 2019
Em determinado momento do vídeo, Lopez afirma que se a Medida Provisória (MP) 870, que trata da organização ministerial caducar, isto é, perder sua validade, “Bolsonaro perde toda a estrutura de governo dele e ele terá de governar com a estrutura de governo de Michel Temer. Ele teria mais sete ministérios. Ou seja: 29, em vez dos 22 que ele tem hoje”.
De acordo com Lopez, com mais sete ministérios, Bolsonaro poderia descumprir o Orçamento e, como consequência, recorrer às pedaladas fiscais para equilibrar as contas. “É um crime de responsabilidade e isso foi exatamente o que levou Dilma ao impeachment”, alerta o youtuber. A MP 870 tem até o dia 3 de junho para ser apreciada pelo Congresso Nacional.
Esta não é a primeira mensagem cifrada dos Bolsonaros. Na quinta-feira 9, Carlos pediu que a população acordasse, porque “as coisas estão todas invertidas” e afirmou que “o amanhã livre pode não existir”. Um dia depois, seu pai disse que “talvez” viesse “um tsunami” nesta semana, mas que seu governo venceria este “obstáculo”.