Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O primeiro grande sinal de alerta para a campanha de Pablo Marçal

Concorrentes têm comemorado os resultados das últimas pesquisas internas

Por Bruno Caniato Atualizado em 2 set 2024, 11h41 - Publicado em 2 set 2024, 08h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após semanas celebrando o avanço rápido nas principais pesquisas eleitorais, o candidato Pablo Marçal (PRTB) enfrenta a primeira grande barreira no longo caminho até a prefeitura de São Paulo.

    Nos bastidores das campanhas adversárias, circulam pesquisas internas (as chamadas “trackings”) que indicam uma estagnação no crescimento da popularidade do coach, que, até aqui, se deu de maneira meteórica.

    Segundo esses levantamentos, Marçal segue muito próximo de Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), mas, aparentemente, vai precisar de fatos novos para ultrapassá-los. Alguns analistas ouvidos pela reportagem de VEJA estimam que o coach pode ter atingido o teto de intenções de votos — a ver.   Se a tendência de estagnação persistir, o empresário pode ser forçado a mudar a estratégia eleitoral — marcada por ataques a rivais, deboche e notório vácuo de propostas.

    Diante desse cenário, cresce ainda mais o interesse pelas novas rodadas de pesquisas oficiais e registradas no TSE. Na terça 3, está prevista a divulgação da sondagem do Real Big Data. Será a primeira a medir o impacto do horário eleitoral gratuito na corrida à prefeitura de São Paulo.

    Disparada nas pesquisas

    Nas últimas semanas, Marçal ocupou os holofotes da disputa na capital paulista ao conseguir, apostando primariamente em ofensivas contra os adversários e avalanches de conteúdo nas plataformas digitais, subir de outsider das eleições até o posto de candidato com chances reais de vitória.

    Continua após a publicidade

    Segundo a mais recente pesquisa Quaest em São Paulo, divulgada na última quarta-feira, 28, o cenário é de empate técnico triplo na liderança, entre Nunes, Boulos e Marçal. No dia anterior, foi publicado pelo instituto Veritá o primeiro levantamento até agora que posiciona o coach em primeiro lugar, com 30,9% das intenções de voto contra 21,6% do deputado e 14,2% do prefeito.

    Marçal chegou a disparar mais de 5 pontos percentuais em apenas duas semanas em levantamentos do instituto Paraná Pesquisas, na esteira do debate promovido por VEJA, marcado pela ausência de Nunes, Boulos e do apresentador José Luiz Datena (PSDB). A estratégia de evitar o rival e suas táticas de desestabilizar adversários ao vivo revelou-se um tiro no pé pelo trio que, até então, encabeçava a corrida eleitoral na capital.

    Briga em debate

    As manobras de Marçal para tirar do sério os demais candidatos, estratégia que lhe permite “cortes” de vídeos nas redes com milhões de visualizações, quase rendeu ao coach uma agressão física no domingo 1º, em debate realizado pela TV Gazeta e pelo canal MyNews.

    Continua após a publicidade

    Na noite de ontem, o clima fechou entre Marçal e Datena. O coach desferiu uma sequência de provocações e insultos ao apresentador, chamando o rival de “playboy multimilionário” e alegando que o jornalista só sabe combater o crime organizado “por trás de um teleprompter”. “Ficar mandando pau no PCC aqui é fácil, quero ver você lá na rua, onde o pau quebra. No TP é macho e chama todo mundo de bandido”, disparou o empresário.

    Após uma discussão acalorada, em que os microfones dos candidatos chegaram a ser fechados pela organização do debate, Datena deixou o púlpito e avançou até Marçal, gesticulando contra o candidato do PRTB e chamando-o de “antiético e vagabundo”. Depois de alguns momentos de tumulto, o jornalista retornou ao seu local e o debate prosseguiu.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.