Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O peso que o comício com Lula tem para a campanha de Kalil em MG

Ex-prefeito está em baixa nas pesquisas entre os mineiros, enquanto o ex-presidente lidera com folga no estado e é apoio valioso

Por Redação
Atualizado em 18 ago 2022, 13h29 - Publicado em 18 ago 2022, 13h24

O comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para esta quinta-feira, 18, no centro de Belo Horizonte, tem uma importância singular ao ex-prefeito da capital mineira Alexandre Kalil (PSD), que disputa o governo estadual com apoio de Lula.

O ato que unirá o petista e Kalil no mesmo palanque, a partir das 18h na Praça da Estação, vem no momento em que pesquisas apontam um crescimento da vantagem do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), ante o ex-prefeito, que alimentam a possibilidade de vitória em primeiro turno. Também foram detectados um leve aumento na rejeição ao candidato pessedista entre os eleitores mineiros e uma melhora na avaliação positiva da gestão Zema.

O levantamento Genial/Quaest divulgado no último dia 12 mostrou que Zema passou de 44% para 46% das intenções de voto, enquanto Kalil oscilou de 26% para 24%. Segundo o Ipec, o governador tem 40% contra 22% do ex-prefeito. No quesito rejeição, segundo a Quaest, o candidato do Novo foi de 28% para 26% e o do PSD, de 28% para 29%.

Ao medirem como eleitorado avalia o governo Romeu Zema, o Ipec indica 41% de avaliação como “ótimo” ou “bom” e a Quaest mostra que avaliações positivas passaram de 46% para 48% no último mês.

Continua após a publicidade

Os números indigestos a Alexandre Kalil contrastam com a liderança absoluta de Lula em Minas Gerais ante o presidente Jair Bolsonaro (PL). No estado, de acordo com a Quaest, o petista tem 42% contra 33% de Bolsonaro, diferença que é de 42% a 29% conforme o Ipec.

O levantamento da Quaest ainda mostra o peso de Lula como apoiador no estado: 36% dos eleitores responderam que votariam em Kalil com o apoio do ex-presidente e 27% classificaram como “muito importante” o apoio de Lula na definição do voto – Bolsonaro tem 24%.

Com tamanha desvantagem na largada da campanha, colar sua imagem à de Lula a partir desta tarde será um passo decisivo e fundamental a Alexandre Kalil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.