Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O crescente destempero de Renan Santos, líder do MBL

Após repercussão de falas misóginas do deputado Arthur Do Val (Podemos-SP), colega interrompeu transmissão e mandou recados aos gritos e palavrões

Por Da Redação 8 mar 2022, 12h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ativista Renan Santos, fundador do Movimento Brasil Livre (MBL) e um dos seus principais líderes, apareceu aos gritos e palavrões em uma live do grupo para cobrar uma reação contundente dos militantes contra a possibilidade de cassação do mandato do deputado estadual Arthur Do Val (Podemos) em razão das referências sexistas a refugiadas ucranianas feitas pelo parlamentar em áudio vazado.

    Irritado, ele disse que “vagabundos” estão se movimentando para retirar Do Val da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Renan e o parlamentar  foram à Ucrânia em fevereiro para entregar doações a refugiados da guerra, mas a viagem ficou marcada por áudios em que o youtuber, conhecido como Mamãe Falei, diz que as mulheres no país “sãos fáceis, porque são pobres”.

    Dois integrantes do MBL, Ricardo Almeida e Cristiano Beraldo, conduziam uma transmissão em vídeo — com o título “O fim do MBL” — quando Renan interveio para dar um recado à militância. Ele começou dizendo que “provavelmente o Arthur vai ter o mandato cassado, mantendo-se a situação atual”. Numa explosão de raiva, afirmou que era necessário proteger o mandato do colega, que se afastou da direção do MBL nesta semana após a repercussão do caso.

    Arthur Do Val é alvo de ao menos doze representações na Alesp que pedem a cassação de seu mandato no Conselho de Ética. Na quarta-feira, 9, o colegiado terá uma reunião para discutir a unificação de todos os pedidos.

    “O Arthur fez merda? Ele fez merda, beleza. Agora vocês têm que colocar a mão na cabeça e falar o seguinte: é comparável um cara falar merda e ser cassado a um ladrão roubar seu dinheiro e não acontecer bosta nenhuma?”, disse Renan, dando tapas na mesa. “Baseado no seu medo, no seu espanto com as declarações deles, os vagabundos estão se movimentando e o Arthur vai perder o mandato.”

    Continua após a publicidade

    Ele também deixou clara a preocupação na cúpula do MBL sobre o efeito que a cassação pode ter no mandato de outros integrantes do movimento. “Vai deixar ele ser cassado? Amanhã é o Kim (Kataguiri, deputado federal) depois é o Rubinho (Nunes, vereador em São Paulo)”, disse, aos gritos.

    Antes de deixar a transmissão, diante dos dois colegas espantados, Renan pegou uma caneca e arremessou contra o chão do estúdio.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.