Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nunes e Boulos continuam na ponta, mas só Pablo Marçal cresce em São Paulo

Levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 25 jun 2024, 08h22 - Publicado em 25 jun 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) continuam empatados tecnicamente na liderança da corrida pela prefeitura de São Paulo na eleição deste ano, segundo levantamento feito entre os dias 19 e 24 de junho pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 25.

    De acordo com a pesquisa, Nunes tem 28,5% das intenções de voto, seguido por Boulos, que tem 25,9%. O percentual do prefeito permanece praticamente o mesmo do levantamento feito em maio pelo instituto (ele tinha 28,1%), mas a sua distância para Boulos ficou menor (o candidato do PSOL aparecia com 24,2% na pesquisa anterior). Os dois oscilaram dentro da margem de erro, que é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Em terceiro lugar no novo levantamento aparece o coach Pablo Marçal (PRTB), o único candidato que conseguiu crescer além da margem de erro entre a sondagem feita em maio e a divulgada hoje: ele tem agora 10,0% das intenções de voto contra 5,1% da pesquisa de maio — ou seja, em um mês, ele praticamente dobrou a sua intenção de votos.

    Todos os demais também oscilaram dentro da margem de erro no levantamento divulgado hoje: a deputada Tabata Amaral (PSB) tem 8,7%, empatada tecnicamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que aparece com 8,3%. Em um terceiro bloco aparecem a economista Maria Helena (Novo), com 3,1%; e o deputado Kim Kataguiri (União Brasil), com 2,7%.

    Outros quatro candidatos não atingiram nem meio ponto percentual. Entre os entrevistados, 6,1% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 5,5% não souberam ou não responderam.

    Continua após a publicidade

    A pesquisa ouviu 1.500 eleitores na cidade de São Paulo.

    Pressão sobre Nunes

    A entrada de Pablo Marçal na disputa pela prefeitura paulistana movimentou o cenário político, especialmente a campanha de Ricardo Nunes. A principal preocupação do entorno do prefeito é que o coach, que tem um discurso ideologicamente alinhado à direita, “roube” votos do eleitorado mais identificado com o bolsonarismo, com quem o prefeito conta para conseguir um novo mandato.

    A chegada de Marçal ao páreo fez com que aumentasse a pressão para que Nunes confirmasse um vice ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro em sua chapa. Na semana passada, após reunião envolvendo o prefeito, Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ficou sacramentado o nome do coronel da reserva Ricardo Mello Araújo, ex-chefe da Rota, a tropa de elite da PM paulista e aliado de Bolsonaro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.