Novas restrições impostas a Jair Bolsonaro não afetam Michelle
Apesar de estar no mesmo domicílio do ex-presidente, ex-primeira-dama não teve seu celular apreendido
Apesar de estar sob o mesmo teto de Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não teve seu celular apreendido e tampouco será afetada pelas novas restrições impostas ao ex-presidente.
Nesta segunda, 4, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro e o proibiu de ter acesso ao celular. Instantes depois de a decisão sair, agentes da Polícia Federal foram até a casa dele apreender o seu telefone.
A informação de que Michelle não teve o celular apreendido foi confirmada por fontes próximas da família Bolsonaro. No direito penal, a responsabilização é considerada personalíssima, ou seja, não se estende a quem é próximo ou pode estar ao lado de um réu ou acusado.
A ex-primeira-dama, inclusive, usou as redes sociais para comentar a decisão desta segunda. Ela publicou um trecho de um Salmo: “E os céus anunciarão a sua justiça, pois Deus mesmo é o juiz”.
No domingo, 3, apoiadores do ex-presidente foram às ruas em apoio a ele. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez uma chamada com o pai e o colocou no viva-voz para falar com a multidão, além de publicar (e apagar depois) uma imagem de Bolsonaro acompanhando o ato de Copacabana pelo celular. Em São Paulo, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um gesto parecido e ligou para o ex-presidente durante a manifestação na avenida Paulista.
Ambos os atos — somados a publicações que Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro fizeram nas suas redes sociais — foram interpretadas por Moraes como tentativas de burlar as restrições de uso das redes, impostas junto com o uso de tornozeleira eletrônica. O ministro argumentou na decisão desta segunda que o ex-presidente e seus aliados estariam desrespeitando a decisão da Corte como forma de continuar pressionando para paralisar o andamento do caso da tentativa de golpe de estado.





