Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Moro recorre de decisão do Supremo que o colocou no banco dos réus

Senador disse nesta quarta, 11, que não há provas de que ele espalhou o vídeo em que brinca sobre 'comprar' um habeas corpus de Gilmar Mendes

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 set 2024, 16h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O senador e ex-juiz federal que atuou na Operação Lava-Jato Sergio Moro (União Brasil-PR) recorreu da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que o colocou no banco dos réus pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, por ele ter brincado, durante uma festa junina, sobre “comprar” um habeas corpus do magistrado. A defesa do parlamentar apresentou nesta quarta, 11, embargos de declaração afirmando que não há provas de que Moro tenha espalhado o vídeo.

    “No que toca ao recebimento da denúncia, requer-se, respeitosamente, seja esclarecida a omissão acerca da existência de alguma prova, ainda que indiciária, na peça acusatória de que o senador Sergio Moro foi o responsável ou teve qualquer envolvimento na divulgação do vídeo em 14 de março de 2023 ou mesmo que teve ciência prévia dele”, diz o recurso, assinado pelo advogado Luis Felipe Cunha. Além de ser o suplente de Moro no Senado, ele também respondeu à ação de investigação judicial eleitoral que quase deixou o lavajatista inelegível.

    O recurso apresentado é um embargo de declaração — ele serve para resolver problemas mais técnicos da decisão atacada. O caso volta para a relatora da ação, que é a ministra Cármen Lúcia, que coloca-o para julgamento dos demais magistrados da Primeira Turma.

    Relembre o caso

    Em abril de 2023 viralizou nas redes sociais um vídeo em que Sergio Moro brinca, durante uma festa junina, sobre a “compra” de um HC do ministro Gilmar Mendes. Uma mulher, que não aparece na filmagem, diz “tá subornando o velho”. Depois, o senador diz: “não, isso é fiança… instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. O perfil que vazou o vídeo no antigo Twitter foi deletado instantes depois de o material viralizar.

    O ministro representou à Procuradoria-Geral da República, que entendeu que houve prática do crime de calúnia (quando se imputa falsamente um fato criminoso a outrem). O órgão ofereceu denúncia e, em abril deste ano, a Primeira Turma do Supremo aceitou-a por unanimidade. Os ministros acompanharam o voto de Cármen Lúcia, que disse que “a alegação do denunciado de que sua fala teria sido proferida em festa junina, em contexto de brincadeira, não autoriza a ofensa à honra de magistrado; e muito menos, por razões óbvias, pode servir de justificativa para o crime de calúnia”. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.