Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Moraes em Roma: Toffoli manda retirar conversa entre advogado e cliente

Ministro atendeu aos pedidos da defesa e da OAB, que argumentaram que houve violação ao direito de sigilo entre profissional e cliente

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h11 - Publicado em 20 fev 2024, 10h05

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli mandou retirar do inquérito que apura agressões contra Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma uma transcrição que contém a conversa de um dos suspeitos, Roberto Mantovani Filho, com o seu advogado de defesa, Ralph Tórtima Filho. A decisão atendeu a um pedido do próprio causídico e também da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O magistrado concordou que, na transcrição, foi violado o direito da parte de conversar com o advogado em sigilo.  O caso foi colocado provisoriamente em segredo de Justiça, até que as conversas sejam retiradas dos autos ou tarjadas.

Na quinta-feira passada, 15, a Polícia Federal concluiu o inquérito que investigava agressões ao ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma em agosto de 2023. A corporação entendeu que, por mais que tivessem acontecido discussões ou vias de fato (chamada, tecnicamente, de “injúria real”), como a pena dos delitos é baixa, não tem estofo suficiente para virar uma ação penal. O relatório, assinado pelo delegado federal Hiroshi de Araújo Sakaki, desiste de indiciar os três suspeitos — além de Mantovani, sua esposa Andrea Munarão e seu cunhado Alex Zanatta Bignotto.

Em determinado trecho desse relatório, consta a transcrição de uma conversa de Mantovani com seu advogado. A interceptação foi possível porque, logo que voltaram ao Brasil, os três suspeitos foram alvo de busca e apreensão nas suas residências, tiveram seus celulares e computadores confiscados pelos agentes da PF. No trecho, Tórtima orienta seu cliente a não falar com a imprensa e pede que ele envie provas e documentos a partir de outro aparelho celular.

A divulgação das conversas entre advogado e cliente causou indignação entre a categoria. O pedido da OAB para que o trecho fosse retirado teve o endosso tanto do Conselho Federal quanto das 27 seccionais nos estados. O sigilo das conversas entre defensor e defendido é considerado um desdobramento do direito constitucional à ampla defesa. O trecho colocado no inquérito não teve qualquer relação com o episódio investigado, como argumentaram Tórtima e a OAB.

O inquérito sobre a agressão no aeroporto de Roma seguirá agora para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em tese, a entidade pode dar seguimento ao caso mesmo com a desistência da PF de indiciar os acusados. Contudo, estão no plenário virtual da Corte dois recursos — um dos investigados e outro da PGR — que pedem o acesso às imagens das câmeras de segurança do aeroporto, que estão protegidas por sigilo. Com exceção da polícia, ninguém mais teve acesso ao vídeo que registra o episódio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.