Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; Defesa Civil nega tremor
Usuários de celular Android foram notificados pelo sistema de emergências do Google durante a madrugada, mas não houve registro de abalo sísmico na região

Na madrugada desta sexta-feira, 14, moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos com um alerta de terremoto de magnitude 5,5 em seus celulares. A notificação chegou por meio dos sistemas de emergência do Android, sistema operacional da Google.
Segundo o alerta, o tremor ocorreria no oceano a cerca de 55 quilômetros de distância de Ubatuba, no litoral paulista. Usuários de Android a pelo menos 200 quilômetros de distância de onde seria o epicentro receberam o aviso. Por padrão, o sistema utiliza dados do acelerômetro, dispositivo do celular que detecta movimentos, velocidade e vibração, para monitorar possíveis alterações bruscas nas placas tectônicas.
Até a manhã desta sexta-feira, contudo, nenhum terremoto foi detectado na costa brasileira. A Defesa Civil de São Paulo informou, após consulta ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que não registrou qualquer abalo sísmico durante a madrugada.
Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento.
— Defesa Civil SP (@defesacivilsp) February 14, 2025
Os sistemas de monitoramento do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), tampouco, registraram movimentos incomuns na área indicada pelo alerta. Ao longo da noite, apenas um terremoto de magnitude 5,2 foi detectado no oceano próximo à costa do Equador.