Mesmo inelegível, Bolsonaro é bem lembrado em pesquisa para 2026
Levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas
O ex-presidente Jair Bolsonaro está fora da sucessão presidencial de 2026 por ter sido declarado inelegível após condenação pela Justiça Eleitoral, mas ainda assim foi bem lembrado pelos entrevistados em levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a sondagem, feito entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o ex-presidente foi citado como preferido para governar o país por 14,3% dos entrevistados na pesquisa espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor.
O número é bastante expressivo, uma vez que o candidato mais lembrado espontaneamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve 22,1% das citações. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Mais da metade dos consultados (51,2%) não souberam citar um nome ou não quiseram opinar, enquanto 8,7% disseram que irão votar em ninguém, branco ou nulo.
Entre os demais nomes citados, apenas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conseguiu superar a marca de 1% — atingiu 1,3%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a ministra Simone Tebet, os governadores Romeu Zema, Eduardo Leite e Ratinho Junior, a senadora Tereza Cristina e o ex-ministro Sergio Moro também foram citados, mas não conseguiram atingir 1%
A pesquisa foi feita por meio de 2.020 entrevistas em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.
Avaliação de governo e eleição 2026
O levantamento também mostra como a população avalia o governo Lula e os principais cenários da corrida eleitoral para 2026 – leia a reportagem completa na edição de VEJA desta semana.