Mato Grosso tem empate triplo na disputa pelo governo, diz pesquisa
Levantamento Paraná Pesquisas aponta governador Mauro Mendes como favorito ao Senado em 2026

Com as eleições estaduais de 2026 já no horizonte, o cenário atual no Mato Grosso é de empate técnico triplo na disputa pelo governo do estado. O levantamento foi publicado nesta sexta-feira, 23, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, a corrida estadual é nominalmente liderada pela deputada estadual Janaína Riva (MDB), que soma 21,9% das intenções de voto. Ela é seguida pelo senador Wellington Fagundes (PL), com 19,4%, e pelo vice-governador do estado, Otaviano Pivetta (Republicanos), com 16,9%. Dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais (pp), os três nomes estão tecnicamente empatados na liderança.

Na sequência, aparecem os nomes do senador Jayme Campos (União Brasil), com 11,8%; do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), com 4,3%; do ex-deputado federal Odílio Balbinotti (MDB), com 4,2%; do ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), com 3,5%; e do deputado estadual Max Russi (PSB), com 2,4%.
Governador Mauro Mendes é amplo favorito ao Senado
Em 2026, os brasileiros irão às urnas para eleger dois terços das 81 vagas no Senado. No Mato Grosso, estão em jogo os assentos de Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD), enquanto Wellington Fagundes (PL) foi eleito em 2022 e tem mandato previsto até 2030.
Segundo o Paraná Pesquisas, o amplo favorito para ocupar uma das duas cadeiras do Mato Grosso é o governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil), que está no segundo mandato consecutivo à frente do Executivo e não pode disputar a reeleição. Ele aparece na liderança com 60,8% das intenções de voto, seguido por Janaína Riva, com 29,2% do eleitorado.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 60 municípios no Mato Grosso entre os dias 7 e 11 de maio de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, nos resultados gerais.