Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Mais uma pesquisa mostra melhora na avaliação de Lula

Percentual de brasileiros que consideram o governo bom ou ótimo subiu, segundo levantamento do Ipec

Por Da Redação 11 jul 2024, 11h40

Uma pesquisa divulgada pelo Ipec nesta quinta-feira, 11, mostra a melhora na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros consideram o governo bom ou ótimo, quatro pontos percentuais acima do levantamento anterior, divulgado em março. Na época, eram 33%. 

O Ipec ouviu 2.000 pessoas em 129 municípios entre os dias 4 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

A avaliação negativa oscilou um ponto para baixo dentro da margem de erro. A administração do petista foi avaliada como ruim ou péssima por 31% (na última rodada, eram 32%). Outros 31% consideram regular e 2% não souberam responder.

Metade dos brasileiros diz aprovar a forma como Lula governa o Brasil e 44% dizem desaprovar. Outros 6% não souberam responder. O levantamento também mediu a confiança da população no presidente — 46% afirmam confiar no petista e 51% não confiam. Outros 3% não responderam. 

A aprovação de Lula é maior entre aqueles que declaram ter votado no presidente em 2022 (66%), moradores da região Nordeste (53%), eleitores com 60 anos ou mais (48%), com renda familiar de até um salário mínimo (48%) e católicos (44%). O percentual que avalia o governo como ruim ou péssimo é expressivo entre os evangélicos (39%) e entre os eleitores de Jair Bolsonaro (61%). 

Continua após a publicidade

Outra pesquisa

Levantamento da Quaest divulgado na quarta-feira, 10, também mostrou a melhora na popularidade de Lula: 54% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente, ante 50% em maio. É o melhor resultado registrado neste ano. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos.

Já o percentual de desaprovação, que era de 47%, caiu para 43%. A avaliação positiva do governo também oscilou para cima, passando de 33% para 36%, enquanto a negativa fez movimento inverso, diminuindo de 33% para 30%. Em maio, havia um empate entre os dois indicadores. Agora, a avaliação positiva está 6 pontos percentuais maior do que a negativa.

Alguns segmentos foram decisivos para a recuperação do presidente. A aprovação ao trabalho de Lula passou de 62% para 69% entre quem ganha até dois salários mínimos e de 50% para 56% entre entrevistados de 35 a 59 anos. Houve um salto também entre os eleitores com ensino fundamental (de 60% para 65%).

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.