Pesquisa: Lula perderia ou empataria com qualquer Bolsonaro em 2026
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas considera cenários contra Jair, Michelle, Flávio e Eduardo
Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentasse diretamente qualquer integrante do clã Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o resultado seria de empate técnico ou derrota para o petista. O levantamento foi publicado nesta terça-feira, 24, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro pudesse disputar as eleições, ele teria 46,5% das intenções de voto em confronto direto contra Lula, que ficaria com 39,7% do eleitorado — o ex-mandatário, porém, encontra-se inelegível até o pleito de 2030 em razão de duas condenações na Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico e ataques às urnas eletrônicas. Votos brancos e nulos somam 8% do total, e outros 5,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder ao levantamento.
Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), se concorresse contra Lula no segundo turno, levaria 44,4% dos votos ante 40,6% do petista. Dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais (pp), ambos estariam tecnicamente empatados. Neste cenário, votos brancos e nulos chegam a 9,2% e outros 5,8% dos entrevistados não responderam.
O instituto Paraná Pesquisas simulou, ainda, cenários de segundo turno entre Lula e dois filhos do ex-presidente: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em ambos os casos, a situação configuraria empate técnico, com o atual presidente acumulando vantagem numérica de 2,5 pontos contra o Zero Três e de 3,7 pontos contra o Zero Um
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 162 municípios, distribuídos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, entre os dias 18 e 22 de junho de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
O duro recado do autor de PEC que limita mandatos no STF
O pedido de Trump a Lula sobre Maduro, e o ponto ‘altamente improvável’ na versão oficial da conversa







