Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Adversário político inteligente’, diz Lula sobre Delfim; veja repercussão

Ex-ministro da Fazenda foi lembrado por políticos de diferentes ideologias devido às contribuições para a economia brasileira

Por Da Redação Atualizado em 12 ago 2024, 14h06 - Publicado em 12 ago 2024, 09h59

Diversas autoridades utilizaram as redes sociais para homenagear o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, que morreu nesta segunda-feira, 12, aos 96 anos de idade. As homenagens vieram de políticos de todo o espectro ideológico, que relembraram as contribuições de Delfim para o debate econômico no Brasil ao longo de mais de seis décadas de atuação nos setores público e privado. O nome de Delfim liderou a lista de assuntos mais buscados no Google Trends na manhã de segunda, com mais de 20 mil pesquisas.

Em nota oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que teve divergências com o ex-ministro, mas pediu desculpas publicamente em 2006 devido à defesa feita pelo ex-ministro das políticas petistas de desenvolvimento e inclusão social. “Quando o adversário político é inteligente, nos faz trabalhar para sermos mais inteligentes e competentes”, afirmou.

A homenagem veio também do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, que elogiou Delfim Netto como “eminente protagonista da vida pública nacional”. Por sua vez, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), disse que ele e o economista estiveram “em campos opostos”, mas que “sua inteligente e perspicácia farão falta”.

Continua após a publicidade

Poucos sabem, mas Delfim Netto foi um dos incentivadores da minha candidatura”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também em sua conta no X. Em nota oficial, o Executivo do estado expressou “sinceros sentimentos aos familiares e amigos e agradecimento a toda a sua contribuição para a vida dos brasileiros”.

Já o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que Delfim Netto “soube acompanhar nossa evolução política, deixando sua marca no pensamento econômico nacional”.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), também manifestou seu pesar pela morte de Delfim. “Um grande economista, pensador do nosso tempo, conselheiro e político”, publicou o petista.

Continua após a publicidade

Outra autoridade que se pronunciou sobre a morte do ex-ministro foi o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, que ressaltou sua contribuição aos debates sobre reforma tributária no Brasil.

No setor empresarial, Delfim foi homenageado pela Eucatex, que tinha o ex-ministro como um de seus conselheiros. “O ministro e professor Delfim Netto é um dos grandes responsáveis por colocar o Brasil entre as grandes economias mundiais e modernizar o país. Seu legado será sempre uma referência e inspiração para as próximas gerações. No Conselho da Eucatex, foi fundamental para o crescimento da empresa”, disse Flavio Maluf, CEO da Eucatex.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.