Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula escolhe nome que faltava para julgar Moro no TRE-PR

Advogado José Rodrigo Sade, favorito do petista nos bastidores, já foi advogado de Dallagnol e faz parte da Corte como substituto

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h34 - Publicado em 7 fev 2024, 19h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu nesta quarta-feira, 7, o nome do advogado José Rodrigo Sade para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O ato completa os quadros da Corte e permite a continuidade do julgamento do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR), que corre o risco de perder o mandato, sob a acusação de abuso do poder econômico.

    Sade fazia parte de uma lista tríplice aprovada no último dia 2 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao lado de Roberto Aurichio Junior e Graciane Aparecida do Valle Lemos. O favoritismo de Sade teve como contrapeso o fato de ele ter sido advogado do ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O histórico, no entanto, não fez Lula mudar de ideia. O advogado já era dado como escolhido do presidente nos bastidores de Brasília. O Prerrogativas, grupo de juristas próximos ao PT, estava entre os apoiadores dele. “Esperamos que ele faça um trabalho técnico e independente, se atendo aos autos e sem ceder a qualquer tipo de pressão, incluindo as que podem vir do Paraná, onde o apoio ao Moro é ainda muito forte”, afirma o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas. “Que ele faça Justiça, e não justiçamento.”

    Pelo regimento do TRE-PR, o julgamento de casos como o de Moro, que podem provocar a perda do mandato, exigem que todos os magistrados titulares estejam presentes. Ou seja, os substitutos não podem conduzir o julgamento. Por isso, a escolha da data marcada para julgamento do senador foi alterada e, depois, suspensa, até que os quadros da Corte ficassem completos. A expectativa é de que a nomeação de Sade seja publicada já no Diário Oficial desta quinta, 8, formalizando a nomeação ao TRE-PR.

    Moro responde a duas ações de investigação judicial eleitoral propostas pelo PL de Bolsonaro e pela Coligação Brasil da Esperança, do PT. É o mesmo tipo de processo que deixou o ex-presidente inelegível por oito anos. Nesses casos do TRE-PR, o senador é acusado de abuso do poder econômico por, em 2020, ter supostamente feito campanha antecipada a favor da sua pré-candidatura à presidência pelo Podemos. O Ministério Público deu um parecer em dezembro opinando pela condenação do ex-juiz da Lava Jato, o que potencializa as chances de um julgamento desfavorável para ele no Paraná. Se perder as ações, Moro ainda poderá recorrer ao TSE, enquanto continua exercendo o mandato de senador.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.