Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula e Alckmin tentam superar divergências antes da 1ª viagem de campanha

Na segunda-feira, 23, ex-presidente e ex-governador vão conversar sobre estados onde PT e PSB ainda não se acertaram antes da ida de ambos ao Sul do país

Por Da Redação Atualizado em 23 Maio 2022, 09h43 - Publicado em 21 Maio 2022, 12h24

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) tentarão no início da semana que vem aparar as últimas arestas envolvendo os seus partidos antes de botarem o pé na estrada pela primeira vez juntos durante a campanha eleitoral, em visita à Região Sul do país.

Na segunda-feira, 23, Lula e Alckmin farão a sua primeira reunião no Hotel Intercontinental, nos Jardins, em São Paulo, para discutir estratégias políticas e ações de governo. Participarão da reunião também os presidentes dos sete partidos da coligação que apoia o petista – PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade.

Na pauta, estarão os estados onde a esquerda pode se dividir em duas candidaturas. Um deles é São Paulo, onde Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) mantêm as suas postulações ao governo – os dois lideram as pesquisas, mas terão pela frente a forte concorrência do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSB), e do candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Tarcísio de Freitas.

No Rio de Janeiro, a disputa se dá em torno da disputa ao Senado, já que para o governo o PT decidiu apoiar Marcelo Freixo (PSB). Para a única vaga de senador, no entanto, há uma disputa barulhenta entre o deputado federal Alessandro Molon (PSB) e o deputado estadual André Ceciliano (PT).

Continua após a publicidade

Outro estado que demanda preocupação é o Rio Grande do Sul, onde o PT lançou a candidatura do deputado estadual Edegar Pretto, enquanto o PSB aposta no nome do ex-deputado federal Beto Albuquerque. O PT já tem o apoio do PCdoB da ex-deputada Manuela d´Avila, mas os dois partidos brigam agora pelo apoio do PDT, que é forte no estado em razão da herança brizolista, depois da desistência do pré-candidato do partido, o presidente do Grêmio Romildo Bolzan.

Viagem pelo Sul

E não é por acaso que Lula e Alckmin farão a sua primeira viagem de campanha juntos exatamente ao Rio Grande do Sul, nos dias 1º e 2 de junho, quando deverá haver um ato público com os dois em Porto Alegre, além de viagem e encontro com ruralistas e empresários em Caixas do Sul, a segunda maior cidade do estado.

Pesquisa divulgada neste sábado pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que o Rio Grande do Sul está dividido em relação ao governo Bolsonaro e dá pequena vantagem, quase no limite do empate técnico, para o presidente sobre Lula – leia matéria aqui.

Continua após a publicidade

Lula e Alckmin também viajarão a Santa Catarina na sequência, outro estado onde o bolsonarismo é forte. O PT espera quebrar resistências na Região Sul com a presença de Alckmin. Em 2006, o então tucano bateu o próprio Lula na disputa presidencial nos três estados da região.

A ida ao Sul também mostra a prioridade que Lula dará à região, a única onde o petista perde para Bolsonaro (31% a 44%), segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada na sexta-feira, 20.

Antes, a primeira visita de Lula após o anúncio oficial da sua pré-candidatura, foi a Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país e estado considerado estratégico na disputa presidencial – ele acaba de fechar um palanque local com o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.