Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

João Pessoa: PT deve apoiar nome do PP para derrotar ministro de Bolsonaro 

Cicero Lucena e Marcelo Queiroga vão disputar o segundo turno da eleição na capital paraibana

Por Valmar Hupsel Filho 7 out 2024, 15h01

Lideranças do PT da Paraíba se reúnem nesta segunda-feira para decidir os rumos do partido no segundo turno das eleições para a prefeitura de João Pessoa, após o candidato da sigla, Luciano Cartaxo, não se credenciar para a segunda etapa. A decisão ainda a ser anunciada deve ser a de apoio ao prefeito Cícero Lucena, do PP, que tenta a reeleição.

O apoio, segundo interlocutores do partido, tem um objetivo claro: evitar que um nome ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro saia vencedor da disputa. O candidato do PL na cidade, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, surpreendeu e, em sua primeira candidatura a um cargo eletivo, conseguiu votos suficientes para disputar o segundo turno.

Foi o único dos três integrantes do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ter resultado positivo nesta eleição. O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado se lançaram candidatos a prefeitos no Rio de Janeiro e no Recife mas ficaram na primeira etapa. Os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) se reelegeram no primeiro turno.

Já Queiroga surpreendeu. Até a véspera da votação os institutos de pesquisas apontavam para a possibilidade de Lucena ser eleito já no primeiro turno. O prefeito, entretanto, teve importantes reveses na última semana de campanha, como a prisão da primeira-dama Lauremília Lucena pela Polícia Federal, por suspeitas de aliciamento violento de eleitores e envolvimento com organização criminosa.

Quando as urnas abriram Lucena ficou a poucos votos de se eleger no primeiro turno. O candidato do PP teve 49,16% (205.122 votos) e Marcelo Queiroga (PL), 21,77% (90.840 votos).

O apoio a Lucena foi amplamente discutido dentro do PT ainda na pré-campanha. Uma ala da legenda, no entanto, foi vitoriosa na tese de lançar candidato próprio. A aposta era no recall das duas gestões de Cartaxo, que administrou a cidade entre os anos de 2013 e 2020. Com a derrota no primeiro turno o partido deve anunciar apoio a Lucena, que tenta o quarto mandato à frente da capital paraibana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.