PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

João Pessoa: PT deve apoiar nome do PP para derrotar ministro de Bolsonaro 

Cicero Lucena e Marcelo Queiroga vão disputar o segundo turno da eleição na capital paraibana

Por Valmar Hupsel Filho 7 out 2024, 15h01

Lideranças do PT da Paraíba se reúnem nesta segunda-feira para decidir os rumos do partido no segundo turno das eleições para a prefeitura de João Pessoa, após o candidato da sigla, Luciano Cartaxo, não se credenciar para a segunda etapa. A decisão ainda a ser anunciada deve ser a de apoio ao prefeito Cícero Lucena, do PP, que tenta a reeleição.

O apoio, segundo interlocutores do partido, tem um objetivo claro: evitar que um nome ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro saia vencedor da disputa. O candidato do PL na cidade, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, surpreendeu e, em sua primeira candidatura a um cargo eletivo, conseguiu votos suficientes para disputar o segundo turno.

Foi o único dos três integrantes do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ter resultado positivo nesta eleição. O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado se lançaram candidatos a prefeitos no Rio de Janeiro e no Recife mas ficaram na primeira etapa. Os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) se reelegeram no primeiro turno.

Já Queiroga surpreendeu. Até a véspera da votação os institutos de pesquisas apontavam para a possibilidade de Lucena ser eleito já no primeiro turno. O prefeito, entretanto, teve importantes reveses na última semana de campanha, como a prisão da primeira-dama Lauremília Lucena pela Polícia Federal, por suspeitas de aliciamento violento de eleitores e envolvimento com organização criminosa.

Quando as urnas abriram Lucena ficou a poucos votos de se eleger no primeiro turno. O candidato do PP teve 49,16% (205.122 votos) e Marcelo Queiroga (PL), 21,77% (90.840 votos).

O apoio a Lucena foi amplamente discutido dentro do PT ainda na pré-campanha. Uma ala da legenda, no entanto, foi vitoriosa na tese de lançar candidato próprio. A aposta era no recall das duas gestões de Cartaxo, que administrou a cidade entre os anos de 2013 e 2020. Com a derrota no primeiro turno o partido deve anunciar apoio a Lucena, que tenta o quarto mandato à frente da capital paraibana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.