Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Incêndios no Pantanal: Mato Grosso do Sul declara situação de emergência

Estado enfrenta o que já é considerado pior período de seca; imagens do São João de Corumbá cercado por chamas viralizam na internet

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 jun 2024, 16h50 - Publicado em 24 jun 2024, 11h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência nos municípios que têm sido afetados por incêndios florestaiso estado que abriga boa parte do Pantanal enfrenta o que já é considerado o pior período de seca da história.

    O decreto, publicado nesta segunda-feira, 24, vale por 180 dias. Durante o período, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Estado. As ações incluem resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

    Em caso de risco iminente, diz a publicação, os agentes poderão entrar em casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular. Por ser um cenário de situação de emergência, ficam dispensadas as realizações de licitações em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços, de forma a não comprometer a continuidade dos trabalhos públicos.

    No último sábado, 22, um vídeo gravado na cidade de Corumbá, perto da divisa com o Paraguai, viralizou na internet. As imagens mostram uma festa de São João na cidade, com enormes chamas ao fundo.

    https://twitter.com/Barbosa_Leandro/status/1804905845118931295

    Continua após a publicidade

    Seca

    A situação de emergência foi decretada em razão de vários fatores, entre eles o período de seca que Mato Grosso do Sul enfrenta, com estiagem prolongada em grande parte do território — o que acarretou em aumento exponencial dos focos de calor, diz o governo. No primeiro dia do inverno, os incêndios no Pantanal bateram recorde histórico.

    Prejuízo para a agropecuária

    A decisão também foi tomada devido aos impactos das queimadas para a agropecuária pantaneira. Segundo nota técnica publicada junto ao decreto, os prejuízos já passam dos 17 milhões de reais.

    De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndios apenas no Pantanal aumentaram mais de 1.000% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Os números são da plataforma BDQueimadas.

    Continua após a publicidade

    Sala de situação

    Integrantes do governo Lula se reuniram na tarde desta segunda no Palácio do Planalto para discutir o tema. Nas redes sociais, as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento) publicaram sobre a agenda. “Reunião da sala de situação para discutir a prevenção e controle de incêndios no Pantanal”, escreveu Marina.

    O mecanismo da sala de situação foi criado há dez dias e reúne ministérios do governo, coordenados pela Casa Civil, para atuar contra desmatamento, incêndios e seca na Amazônia e no Pantanal. Esta foi a segunda reunião do grupo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.