Às vésperas do segundo turno das eleições em Guarulhos, o vereador Lucas Sanches (PL) lidera a disputa pela prefeitura com 52,3% das intenções de voto. O levantamento na segunda maior cidade de São Paulo foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 17.
O bolsonarista tem ampla vantagem contra o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que soma 37,4% do eleitorado. Votos brancos e nulos correspondem a 6,9% do total, e outros 3,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.
Bolsonarista cresce e ex-aliado de Lula recua
Ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Lucas Sanches avançou 3,4 pontos percentuais na preferência do eleitor na comparação com o levantamento anterior, publicado na semana passada pelo Paraná Pesquisas. O youtuber tem 28 anos de idade e exerce atualmente seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Guarulhos.
No mesmo intervalo, Pietá recuou 2,9 pontos percentuais, ampliando a desvantagem em relação ao rival bolsonarista. O esquerdista, que tem 80 anos e governou a cidade por dois mandatos entre 2001 e 2008, é um dos fundadores do PT e aliado histórico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas rompeu com o partido em 2024 após ter a candidatura rejeitada pelos petistas.
A disputa entre os dois principais candidatos ao Executivo guarulhense foi mais acirrada no primeiro turno, que terminou com 33,25% dos votos para Sanches e 29,81% para Pietá, diferença equivalente a cerca de 22 mil eleitores.
Embora o vereador concorra pelo partido de Jair Bolsonaro, o ex-presidente optou por favorecer a candidatura do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) — o parlamentar, contudo, ficou em terceiro lugar no primeiro turno com 20,12%. Já o candidato petista, o deputado federal Alencar Santana (PT), amargou um quarto lugar na disputa com apenas 9,67% do eleitorado.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Guarulhos entre os dias 13 e 16 de outubro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é SP-03978/2024.