Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Fundador da Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho morre aos 93

Empresário conhecido como 'Seo Tuta' foi um dos ícones da história da comunicação no Brasil

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 22h05 - Publicado em 4 nov 2024, 18h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Morreu nesta segunda-feira, aos 93 anos, o empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho, fundador do grupo Jovem Pan e um dos ícones da história da comunicação no Brasil. O seu falecimento foi anunciado pela Jovem Pan, que informou que “Seo Tuta”, como ele era conhecido, “estava internado no hospital Sírio-Libanês com a saúde debilitada”.

    Filho do empresário Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), fundador da TV Record e outro nome emblemático da história da comunicação, Seo Tuta dirigiu a Jovem Pan entre 1973 e 2014, quando deu lugar ao seu filho, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, que comanda o grupo até hoje.

    Na carreira, Seo Tuta começou trabalhando em 1949 na Rádio Panamericana, que integrava o grupo Record e que depois daria origem à Jovem Pan na década de 1970. Na década de 1960, na TV Record, criou os festivais, que marcaram época e por onde transitou a efervescência artística que levaria a movimentos como a Jovem Guarda e a Tropicália.

    Também formatou programas como a “Família Trapo”, que deu visibilidade a nomes como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias. De acordo com a Jovem Pan, ele foi responsável, ainda, pelas primeiras transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo e foi também o primeiro empresário da comunicação a apostar na transmissão em streaming pela internet, com a Jovem Pan Online.

    “Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários”, afirma texto divulgado pela Jovem Pan. A emissora lembra, ainda, que uma das marcas da personalidade do empresário era a valorização do trabalho em equipe, premissa nas redações e nos bastidores do rádio e da TV, o que inspirou o título da sua biografia, Ninguém faz Sucesso Sozinho, lançado em 1995, que venceu o Grande Prêmio da Crítica da APCA. “Este foi apenas um entre tantos prêmios e homenagens recebidos pelo empresário ao longo da trajetória profissional vitoriosa”, diz a nota da Jovem Pan.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.