Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Foi a vitória da direita popular’, diz Ratinho Jr. após resultado no PR

Partido do governador vence em Curitiba e Londrina – conquistando um total de 164 das 399 prefeituras no estado

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 28 out 2024, 11h46 - Publicado em 28 out 2024, 09h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), atribuiu o resultado positivo de seu grupo político, que conquistou as principais cidades do estado (Curitiba e Londrina) no segundo turno dessas eleições ao que ele chama de “método Paraná”. Segundo o governador, trata-se de uma proposta da “direita popular”, que alia bandeiras como liberdade econômica, defesa da propriedade privada e valores conservadores à preocupação social.

    “Aqui no Paraná, penso que esse bom desempenho que acabamos tendo no estado, não só no primeiro turno, mas agora consolidando o segundo turno nas duas maiores cidades, Curitiba e Londrina, foi essa metodologia que implantamos aqui no estado, que a gente chama internamente de ‘método Paraná’, disse o governador a VEJA, ao comentar o resultado das eleições.

    “É poder ter o equilíbrio dessa direita, desse movimento que criamos no Paraná, que é a direita popular, em que temos de forma muito clara a questão da liberdade econômica, da defesa da propriedade privada, dos valores mais conservadores. Mas, acima de tudo, também com o olhar social, que é muito importante, e que nós conseguimos fazer com que houvesse esse equilíbrio”, afirmou Ratinho. “Isso acabou se traduzindo nas urnas”, completou.

    No domingo, 27, Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito em Curitiba com 57,34% dos votos, vencendo Cristina Graeml (PMB), que teve 42,36%. Com isso, o partido do governador, o PSD, que já administra a cidade com o prefeito Rafael Greca, permanece no controle da capital paranaense por mais quatro anos, além de governar o estado desde 2019.

    Continua após a publicidade

    No segundo turno, Ratinho dedicou especial atenção à candidatura de Pimentel, principal aposta do partido no estado, inclusive participando de decisões estratégicas, como a que resultou na troca do marqueteiro e de integrantes da equipe de comunicação. Após o resultado da eleição, Pimentel publicou um vídeo em suas redes sociais comemorando ao lado do governador e do vice Darci Piana (PSD).

    Além de Curitiba, o PSD saiu vitorioso em Londrina, segunda maior cidade do Paraná. Tiago Amaral (PSD) foi eleito prefeito com 56,32% dos votos. Ele superou a professora Maria Tereza, que obteve 43,38% dos votos.

    Ratinho Jr. foi o governador que mais fez prefeitos nas eleições deste ano. O PSD conquistou 164 das 399 prefeituras paranaenses, ou seja, quase metade do total. O resultado fortalece nacionalmente o governador Ratinho Jr., um dos nomes da direita ventilados como possíveis candidatos à Presidência da República em 2026.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.