Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ex-sócia dos Barões da Pisadinha, deputada lidera disputa em Palmas

Janad Valcari (PL) tem 40,4% dos votos na capital do Tocantins, seguida pelo deputado Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 26,5%, diz Paraná Pesquisas

Por Da Redação 29 ago 2024, 12h53

Às vésperas das eleições municipais, o cenário que se desenha em Palmas, capital de Tocantins, é de segundo turno entre dois deputados estaduais: Janad Valcari (PL), que tem 40,4% das intenções de voto, e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 26,5%, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo instituto Paraná Pesquisas.

Na terceira posição da pesquisa, aparece o deputado estadual Júnior Geo (PSDB), com 18,8% dos votos, seguido pela candidata Lúcia Viana (PSOL), servidora aposentada do Ministério Público Federal (MPF), com 0,4% do eleitorado.

Desde o anúncio da candidatura de Júnior Geo, a coligação chama a atenção por ser uma rara aliança entre PSDB e PT, históricos rivais na política brasileira. O tucano é o candidato apoiado pela atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), que está no segundo mandato consecutivo e não pode concorrer à reeleição.

Siqueira Campos, por sua vez, é um dos nomes mais tradicionais da política tocantinense. Filho do primeiro governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ele governou Palmas entre 1993 e 1997, atuando como segundo prefeito da história da capital, fundada em 1989 — depois disso, serviu por oito anos como deputado federal pelo estado, outros oito anos como senador e cumpre, atualmente, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Continua após a publicidade

Barões da Pisadinha

No mês passado, Janad Valcari tornou-se alvo do Ministério Público do Tocantins por suspeita de enriquecimento ilícito envolvendo a banda de forró e tecnobrega Barões da Pisadinha, da qual foi sócia entre 2020 e 2023. O inquérito apura se a parlamentar recebeu dinheiro por apresentações do conjunto contratadas pelo poder público, prática proibida pela Lei de Improbidade Administrativa, com valores chegando a 1,7 milhão de reais.

A deputada, que transferiu para o filho Lucas Valcari sua participação societária nos Barões da Pisadinha, em dezembro de 2023, nega ter destinado recursos públicos à banda e acusa a investigação de servir como instrumento eleitoral contra sua campanha.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 740 eleitores em Palmas entre os dias 25 e 28 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.