Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Estamos vivendo um momento difícil’, diz Marina Silva

Declaração foi dada após aprovação da medida provisória que esvazia o Ministério do Meio Ambiente

Por Da Redação Atualizado em 25 Maio 2023, 16h59 - Publicado em 25 Maio 2023, 12h41

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou nesta quinta-feira, 25, da posse do presidente do ICMBio, Mauro Pires, e afirmou que “vivemos um momento difícil”. A declaração foi dada após a comissão mista de deputados e senadores aprovar a medida provisória 1.154/23, que altera a estrutura do governo e esvazia a pasta que ela comanda.

Marina iniciou sua fala agradecendo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos vivendo um momento difícil. Está difícil para todo mundo, mas pode ser que para alguns esteja mais difícil. A boa madeira não cresce em sossego. Quanto mais forte são os galhos, mais fortes são as árvores. Esse é o momento de as árvores fortes se colocarem na frente para proteger o que é essencial”, declarou. Ao final do discurso, a ministra foi ovacionada e fez o L de Lula com as mãos. 

Na noite de ontem, a comissão mista aprovou o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que manteve o esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. O texto retira da pasta de Marina a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que passa para o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, de Waldez Góes, e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que vai para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, comandado por Esther Dweck. A ministra também perde o controle do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que vai para o Ministério das Cidades, de Jader Filho. 

A MP também tira a demarcação de terras indígenas do Ministério dos Povos Indígenas e passa para o Ministério da Justiça. A proposta ainda vai à votação no plenário da Câmara nos próximos dias.

Continua após a publicidade

Marina também ficou no centro de uma polêmica dentro do próprio governo nos últimos dias em razão da divergência em torno da concessão de uma licença ambiental para a Petrobras explorar petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas. O Ibama negou a licença, com base em um parecer técnico, e teve o apoio de Marina, a quem o órgão está vinculado. Outros integrantes do governo, como o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o líder no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, defendem o projeto de exploração.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.