Entenda as 5 denúncias que a PGR apresentou contra Bolsonaro e aliados
Ex-presidente foi apontado como líder de organização criminosa que tentou mantê-lo no poder após derrota nas urnas

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado criminalmente, na noite desta terça-feira 18, pela tentativa de atentar contra o Estado democrático de Direito e de consumar um golpe de Estado para manter-se no poder após a derrota nas urnas em 2022. Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou cinco denúncias, acusando 35 dos 37 indiciados pela Polícia Federal no inquérito da trama golpista.
A denúncia mais importante é a que envolve o ex-presidente. Nela, o PGR, Paulo Gonet, separou aqueles que teriam sido os mentores e líderes da tentativa de golpe, que, segundo a acusação, são os que devem receber as punições mais severas. Trechos até então inéditos do acordo de colaboração premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid revelam que ele apontou Bolsonaro como o líder do plano golpista.
Uma segunda denúncia foi apresentada contra acusados (incluindo membros das forças de segurança) que teriam praticado ações mais concretas que dariam sustentação ao plano golpista. É nesse lote que está, por exemplo, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, que teria impedido o fluxo de eleitores em 2022, e o ex-assessor da presidência Filipe Martins, apontado como autor da minuta de golpe.
A terceira denúncia reúne os que trabalharam para pressionar o Alto-Comando do Exército a aderir ao plano de golpe e os que desenharam as táticas e estratégias práticas da tentativa de golpe. Os “kids pretos” envolvidos na conspiração estão como acusados nessa denúncia.
O último grupo identificado pela PGR é o dos que trabalharam em “operações estratégicas de desinformação”, “propagaram notícias falsas sobre o processo eleitoral” e coordenaram ataques virtuais às autoridades que se posicionavam contra os planos golpistas. Esse grupo foi alvo de duas denúncias — uma delas apenas contra Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do ex-presidente João Batista Figueiredo, último da ditadura militar.
Veja a seguir os acusados de acordo com o grupo a que pertenciam, segundo a PGR.
1. Núcleo principal
- Jair Messias Bolsonaro
- Alexandre Rodrigues Ramagem
- Almir Garnier Santos
- Anderson Gustavo Torres
- Augusto Heleno Ribeiro Pereira
- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
- Walter Souza Braga Netto
- Mauro Cesar Barbosa Cid
2. Núcleo de sustentação
- Silvinei Vasques
- Marília Ferreira de Alencar
- Fernando de Sousa Oliveira
- Mário Fernandes
- Marcelo Costa Câmara
- Filipe Garcia Martins Pereira
3. Núcleo das ações coercitivas
- Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira
- Hélio Ferreira Lima
- Rafael Martins de Oliveira
- Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Wladimir Matos Soares
- Bernardo Romão Correa Netto
- Cleverson Ney Magalhães
- Fabrício Moreira de Bastos
- Márcio Nunes de Resende Júnior
- Nilton Diniz Rodrigues
- Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros
- Ronald Ferreira de Araujo Junior
4. Núcleo da desinformação
- Ailton Gonçalves Moraes Barros
- Angelo Martins Denicoli
- Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho
- Reginaldo Vieira de Abreu
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha
- Giancarlo Gomes Rodrigues
- Marcelo Araújo Bormevet
- Guilherme Marques de Almeida