Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em 5 pontos, por que a inflação recorde é ruim para o candidato Bolsonaro

O aumento de preços está no topo das preocupações do brasileiro, diz pesquisa

Por Da Redação Atualizado em 8 abr 2022, 15h34 - Publicado em 8 abr 2022, 13h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A inflação recorde de 1,62% em março anunciada nesta sexta-feira, 8, pelo IBGE — a maior em 28 anos para o mês — é uma má notícia e tanto para Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Ela chega em um momento em que o presidente ensaia uma recuperação nas pesquisas, e o seu impacto na cabeça do eleitor não é nada desprezível.

    Segundo a pesquisa Quaest/Genial, feita entre os dias 1º e 3 de abril e divulgada na quinta-feira 7, o aumento dos preços está no topo das preocupações do brasileiro. Ele é o principal problema para 16%, praticamente empatado com os entrevistados que citaram crise econômica no geral (17%) e acima de outras questões prioritárias como saúde e pandemia (14%) e desemprego (13%).

    Outro problema para Bolsonaro é que o vilão da inflação foi o aumento dos combustíveis. A maior variação (3,02%) e o principal impacto (0,65 ponto porcentual) foram dos transportes. O resultado foi influenciado pela alta dos preços dos combustíveis (6,70%). E, para a população, o maior culpado por esse aumento é o presidente, como mostrou a mesma pesquisa.

    Continua após a publicidade

    Além disso, a inflação acima do esperado tem o impacto de produzir outros reflexos na economia ou de passar a sensação de que o ambiente econômico está piorando – nesta sexta-feira, por exemplo, a bolsa de São Paulo estava em queda e o dólar em alta em razão da divulgação do índice.

    Essa percepção de que a economia vai mal não é uma boa notícia em um cenário no qual 63% dos brasileiros acham que ela está no caminho errado, segundo pesquisa XP/Ipespe também divulgada nesta semana.

    Continua após a publicidade

    Do mesmo modo, não é uma boa notícia o levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado na quinta-feira 7, que aponta que a maioria considera Lula mais preparado para combater a inflação do que Bolsonaro: 38,4% contra 31,3%, praticamente os porcentuais que acham que o petista é mais capacitado para melhorar a economia em geral (37,4% a 31,3%).

    E, para fechar, não ajuda a constatação da Genial/Quaest de que 30% dos eleitores de Bolsonaro dizem que podem mudar o o voto “caso algo aconteça”, como consta da pergunta feita pelo instituto. No caso de Lula, esse porcentual é de 23%.

    Continua após a publicidade

    Nâo à toa, Lula já bateu em Bolsonaro por causa da inflação recorde logo no fim da manhã, durante evento no qual o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) foi apresentado como candidato a vice na chapa do petista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.