Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições: direita ganha espaço em Fortaleza, a maior cidade do Nordeste

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 31 Maio 2024, 08h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A avaliação da gestão do prefeito José Sarto (PDT), candidato à reeleição, piorou junto ao eleitorado e, com isso, os candidatos de direita avançaram na corrida pelo comando de Fortaleza, maior cidade do Nordeste, segundo levantamento feito entre os dias 26 e 30 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira, 31.

    De acordo com o levantamento, o ex-deputado Wagner de Sousa Gomes, conhecido como Capitão Wagner (União Brasil), lidera a corrida, com 33,1% das intenções de voto, seguido por Sarto, que tem 18,1%, e o deputado bolsonarista André Fernandes (PL), que aparece com 15,9% — dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Sarto e Fernandes estão empatados tecnicamente.

    Em relação ao levantamento anterior, feito em março, Sarto perdeu dois pontos (tinha 20,1%), enquanto Fernandes ganhou mais de três (tinha 12,1%). Já Wagner permaneceu estável (tinha 33,3%). O recuo de Sarto coincidiu com uma piora de sua avaliação como prefeito: o percentual de aprovação caiu de 43,1% para 39,5%, enquanto o de desaprovação subiu de 52,0% para 56,4%.

    PT em dificuldades

    Além de Sarto, outro candidato de esquerda tem enfrentado dificuldades na sua campanha: o deputado estadual Evandro Leitão (PT) aparece com 8,9% das intenções de voto, empatado na margem de erro com outro nome da direita, o senador Eduardo Girão (Novo), que tem 6,0%. O petista tinha 8,3% no levantamento anterior e, portanto, permaneceu estável. Já Girão oscilou para cima (tinha 4,6%).

    Leitão, que era do PDT, mas deixou o partido após o racha entre os irmãos Cid e Ciro Gomes, no final do ano passado, venceu a disputa interna no PT contra a ex-prefeita Luizianne Lins, que governou a cidade por dois mandatos, entre 2005 e 2012.

    Continua após a publicidade

    O desempenho de Leitão é, por ora, decepcionante, uma vez que ele tem os apoios de dois dos principais caciques do estado, o governador Elmano de Freitas (PT), e o ministro da Educação, senador e ex-governador do estado, Camilo Santana (PT). Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se empenha numa vitória do petista na cidade, estratégica para as pretensões eleitorais do presidente em 2026.

    Pesquisa

    O levantamento ouviu 800 eleitores na cidade de Fortaleza.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.