Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições 2026: qual candidato iria melhor em um embate direto com Lula

Levantamento foi divulgado nesta segunda-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 29 jul 2024, 18h46 - Publicado em 29 jul 2024, 15h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pesquisa
    O ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas: Lula leva pequena vantagem sobre os três (Cristobal Herrera/EFE - Zack Stencil/PL - Monica Andrade/Governo de São Paulo/Reprodução)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provável candidato à reeleição em 2026 – em busca de um quarto mandato presidencial –, deverá ser o adversário a ser batido na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto daqui a dois anos. A grande pergunta nos bastidores políticos do centro à direita é: quem seria o melhor candidato para enfrentá-lo em um confronto direto em um eventual segundo turno?

    Publicidade

    O instituto Paraná Pesquisas mediu algumas probabilidades, entre elas a de Lula enfrentar o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje está inelegível, mas que tenta reverter a situação na Justiça.

    Publicidade

    No confronto entre os dois últimos presidentes em um eventual segundo turno, Lula teria 44,1% das intenções de voto contra 41,9% do ex-presidente. Outros 9,1% disseram que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 4,9% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Michelle x Lula

    Se a adversária do petista fosse a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, hoje um cenário improvável, Lula também levaria vantagem: teria 44,3% contra 39,1% da esposa de Bolsonaro. Outros 11,3% declararam que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum, enquanto 5,4% não souberam ou não responderam.

    Publicidade

    O instituto também fez uma simulação atrelando diretamente o nome de Michelle ao apoio de Bolsonaro. Nesse caso, a vantagem do petista diminui e ficaria dentro da margem de erro: ele teria 43,8% contra 40,2% da ex-primeira dama. Outros 10,7% votariam em branco, nulo ou em nenhum, enquanto 5,3% não souberam ou não responderam.

    Continua após a publicidade

    Tarcísio x Lula

    Se o candidato for o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), hoje tido como o mais forte candidato a ser o substituto de Bolsonaro caso ele permaneça fora do páreo, Lula também tem pequena vantagem: 44,4% contra 36,2% do rival, enquanto 5,2% dos eleitores não souberam ou não responderam e 14,1% indicaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum.

    Publicidade

    O Paraná Pesquisas também fez uma simulação atrelando diretamente o nome de Tarcísio ao de Bolsonaro. Nesse caso, Lula teria 44,2% contra 38,5%, enquanto 12,9% disseram que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum, e 4,4% não souberam ou não responderam.

    Primeiro turno

    De acordo com a mesma pesquisa, se Jair Bolsonaro pudesse concorrer novamente ao Planalto no primeiro turno, com outros candidatos na disputa, ele ficaria com 36,9% dos votos contra 38,3% de Lula, o que configura empate técnico. O levantamento mostra que o percentual de intenção de votos no petista oscilou para cima em relação ao levantamento feito em março – veja a matéria completa aqui.

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.