Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Economista de Simone Tebet critica populismo de Lula e Bolsonaro

Elena Landau ataca ainda o clientelismo do governo atual e o patrimonialismo das gestões petistas

Por Diogo Magri 3 jun 2022, 13h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A economista Elena Landau, responsável pela área no programa de governo da pré-candidata Simone Tebet (MDB), usou seu espaço num evento sobre economia liberal organizado pelo movimento Livres, na quinta-feira, 2, para atacar o populismo que, segundo ela, favorece Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os dois atuais líderes das pesquisas presidenciais.

    “Cada um [Lula e Bolsonaro] tem uma ferramenta. Bolsonaro tem o Centrão, o orçamento secreto em prol dos seus clientes, daí o clientelismo. Já tivemos no governo Lula-Dilma o patrimonialismo. Tudo tem um discurso para que o populismo se fundamente e um grupo grande da sociedade o adote. Prova disso é que Lula e Bolsonaro estão consolidados nesta eleição. É anti um, anti outro, mas ninguém procura uma alternativa que seja possível”, disse a economista.

    Landau esteve ao lado de Magno Karl, cientista político e diretor executivo do Livres, um movimento descrito como moderno, liberal e suprapartidário. Os dois participaram do painel chamado “Danos do populismo: os vícios que aprisionam nosso futuro”, que aconteceu durante o evento em São Paulo.

    Nele, a economista também usou seu tempo para dizer que o Bolsa Família, consolidado a partir dos primeiros anos do PT no poder, é fruto de “grandes elementos iniciados pelo governo do Fernando Henrique que conciliou liberalismo com um olhar social”.

    Mestre em economia pela PUC-Rio, Elena Landau foi assessora da presidência do BNDES e diretora da área responsável pelo Programa Nacional de Desestatização durante o governo de FHC.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.