Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

DF: Ibaneis recua e diminui chances de vencer no primeiro turno

Governador caiu sete pontos entre os votos válidos; no Senado, Damares ultrapassou numericamente a também bolsonarista Flávia Arruda

Por Da Redação
29 set 2022, 16h53

O governador Ibaneis Rocha (MDB) segue favorito a conquistar a reeleição no Distrito Federal, mas o que era uma provável vitória no primeiro turno passou a ser duvidosa. Segundo a nova pesquisa do Real Time Big Data, ele tem 51% dos votos válidos, contra 20% do deputado distrital Leandro Grass (PV). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Em comparação com o levantamento anterior, de 13 de setembro, Ibaneis caiu sete pontos entre os votos válidos. Os 51% ainda seriam suficientes para liquidar o pleito no primeiro round, mas a margem de erro agora aponta uma possibilidade de segundo turno que não aparecia antes. Por outro lado, Grass, que se candidata como principal adversário, avançou oito pontos em duas semanas.

O atual governador ainda tem uma rejeição bem maior que o deputado distrital (45% a 29%), mas a gestão é aprovada por 51% dos eleitores do DF. Grass tem o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Ibaneis é apoiado por Jair Bolsonaro (PL). O instituto não simulou um segundo turno entre os dois.

Abaixo da dupla, está o ex-governador Paulo Octavio (PSD), com 9%, e os senadores Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), ambos com 8% — os três empatados tecnicamente.

Na conta dos votos totais, são 7% de brancos e nulos (10% há duas semanas) e 6% de indecisos (eram 8%).

Continua após a publicidade

Senado

Na batalha entre ex-ministras de Bolsonaro por uma vaga no Senado representando o Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) ultrapassou numericamente Flávia Arruda (PL) e agora está na frente por 29% a 28% (o que ainda configura um empate na margem de erro). Arruda mantém a mesma porcentagem de duas semanas atrás, mas antes liderava a disputa com seis pontos de vantagem. Ao contrário de Damares, ela é o nome oficial da chapa bolsonarista no estado, ao lado de Ibaneis.

Rosilene Corrêa (PT) — que está com Leandro Grass e Lula  — aparece em terceiro, com 14%, e os demais não passam de 4%. São 10% de brancos e nulos e 11% que não sabem ou não responderam.

O Real Time Big Data ouviu 1.000 pessoas entre 27 e 28 de setembro e cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-07228/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.