Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado quer proibir manifestação contra Bolsonaro em Pelotas

Universidade organiza ato contra corte de verbas na educação no mesmo dia da visita do presidente

Por Da Redação Atualizado em 11 out 2022, 09h06 - Publicado em 10 out 2022, 18h45

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), vice-líder do governo Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, pediu ao Ministério Público que recomende a proibição de uma manifestação organizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) contra o presidente.

O parlamentar cita um áudio supostamente divulgado pelo epidemiologista Pedro Curi Hallal, professor e ex-reitor da instituição. Ele afirma que o docente teria convocado os alunos para um ato contra Bolsonaro, que estará na cidade nesta terça-feira, 11.

Na semana passada, a universidade divulgou um convite para uma “aula aberta” no centro da cidade contra os cortes de verbas na educação. Hallal também fez publicações nas redes sociais convocando os estudantes para o evento, marcado para amanhã, mesmo dia da visita de Bolsonaro. No entanto, não há menção direta ao presidente.

Na representação, o deputado afirmou que o ex-reitor sugere a prática de “ilicitudes graves como meio de arregimentar forças políticas entre o corpo discente” da instituição. Ele diz ainda que, caso confirmada a autoria do áudio, Hallal estaria fazendo “claro uso de prestígio funcional para chegar ao propalado objetivo antijurídico”.

Sanderson pede que o MP recomende a proibição do evento, apure os fatos e responsabilize os envolvidos. O parlamentar sugere ainda que, caso seja constatada a participação de servidores públicos, as provas sejam enviadas para a Justiça Eleitoral, Controladoria-Geral da União e para a própria universidade para que também apurem o ocorrido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.