Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado que xingou Lula lidera pesquisa no berço político do petista

Levantamento sobre a disputa à prefeitura de São Bernardo do Campo foi divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 21h22 - Publicado em 5 set 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), que um dia xingou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “líder da maior quadrilha do Brasil”, é por ora o favorito na corrida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, berço político do petista.

    Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 5, pelo instituto Paraná Pesquisas, no principal cenário, Manente teria 35,9% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o deputado federal Marcelo Lima (PSB), com 22,1%; o deputado estadual Luiz Fernando (PT), com 11,5%; e o ex-vereador Rafael Demarchi (Republicanos), com 8,1%. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Lula construiu a sua carreira política em São Bernardo do Campo, onde presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos nos anos 1970 e liderou grandes greves de operários que incomodaram a ditadura militar. Foi dali também que articulou a fundação do PT e da CUT no início dos anos 1980. Lula residiu em São Bernardo do Campo por décadas e de lá se mudou apenas depois de ter casado com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, em 2022  — o petista ainda tem apartamento na cidade do ABC.

    Crítica

    Em abril de 2020, ao defender o então ex-juiz Sergio Moro, que havia acabado de deixar o Ministério da Justiça no governo Jair Bolsonaro,  o deputado Alex Manente atacou Lula. “Eu acredito no Sergio Moro. Foi ético para prender o líder da maior quadrilha do Brasil. Foi firme para seguir a maior operação de combate à corrupção do mundo”, escreveu nas redes sociais.

    O tempo se encarregou de criar uma saia-justa. O Cidadania acabou apoiando Lula no segundo turno da eleição presidencial, embora tenha optado por uma postura independente na Câmara. Mesmo assim, Manente, na condição de líder do seu partido, integrou a comitiva de Lula à China em março deste ano. O deputado, no entanto, que é ligado ao movimento liberal Livres, não integra a base do governo.

    Continua após a publicidade

    O candidato de Lula em São Bernardo do Campo deverá ser o deputado estadual Luiz Fernando, que carrega uma curiosidade histórica: é o primeiro não sindicalista a ser indicado pelo PT para disputar a prefeitura da cidade, que o partido já governou por três mandatos. Outro candidato da base governista é Marcelo Lima (PSB), mas ele é ligado ao atual prefeito Orlando Morando (PSDB), de quem foi vice-prefeito entre 2017 e 2023.

    O levantamento do Paraná Pesquisas foi feito entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, com 719 eleitores de São Bernardo do Campo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.