Datena comemora dianteira na disputa pelo Senado em SP
Ainda sem partido, apresentador aparece com 25,7% das intenções de voto para a casa legislativa em levantamento do Paraná Pesquisas

O apresentador José Luiz Datena comemorou o resultado do levantamento mais recente do Paraná Pesquisas que mede as intenções de voto na disputa pela vaga ao Senado por São Paulo nas eleições de 2022. Segundo a pesquisa, o apresentador aparece na dianteira, com 25,7% das intenções de voto, em um cenário com o ex-juiz Sergio Moro (19,8%) e Fernando Haddad (17,7%) como seus adversários. Os dois, no entanto, são tidos como pré-candidatos à presidência e ao governo do estado de São Paulo, respectivamente.
O bom desempenho deixou Datena animado. “Mesmo se Moro e Haddad forem candidatos ao Senado, vai ser bom porque eu vou bater nos dois”, afirmou o apresentador a VEJA. Segundo os cálculos otimistas de Datena, caso Moro e Haddad realmente não entrem na disputa pelo Senado (o que é mais provável), ele estima subir mais 10 pontos percentuais nas intenções de votos nas próximas pesquisas. De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas, a diferença entre Datena e Moro está em seis pontos percentuais.
Ainda sem uma definição a respeito de qual partido se filiará para as eleições do ano que vem, Datena somente deve divulgar a legenda que irá recebê-lo em janeiro. “Esse anúncio vai ficar para a segunda quinzena de janeiro. Eu continuo conversando com todos, mas as opções mais prováveis são PSDB e PSD”, disse o apresentador, que afirma também manter diálogos com o PDT, mas que a hipótese de filiação nesse caso é mais baixa.
Recentemente, o apresentador anunciou apoio às candidaturas dos tucanos João Doria ao Palácio do Planalto e Rodrigo Garcia ao Palácio dos Bandeirantes. A formalização do apoio, na prática, o afasta do PSD, mas Datena, conhecido por seu estilo volúvel, diz que o partido ainda não é “carta fora do baralho”. “Não guardo mágoas de ninguém. O [Gilberto] Kassab é um homem que respeito muito e um grande articulador”, afirma.
O levantamento do Paraná Pesquisas ainda mostra a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) com 7,7%, o presidente da Fiesp Paulo Skaf (MDB) com 7,4% e o senador José Aníbal (PSDB) com 0,8% na corrida pela vaga de São Paulo ao Senado.
O instituto ouviu 1818 eleitores distribuídos em 88 municípios de São Paulo entre os dias 13 e 17 de dezembro. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.