Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: eleitor de Bolsonaro está cada vez mais ao lado de Marçal

Vantagem sobre Ricardo Nunes entre apoiadores do ex-presidente, que era de 4 pontos, passou para 19 em uma semana

Por Bruno Caniato Atualizado em 4 out 2024, 14h46 - Publicado em 4 out 2024, 11h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na reta final para o primeiro turno das eleições municipais em São Paulo, com um empate triplo entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e o empresário Pablo Marçal (PRTB), o apoio do eleitorado bolsonarista pode ser  decisivo para a definição de quem irá para o segundo turno.

    Neste nicho, os números mais recentes do Datafolha, divulgados na quinta-feira 3, apontam para uma vantagem de Marçal sobre Nunes.

    Segundo pesquisa, o empresário é o candidato escolhido por 51% dos eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. No levantamento anterior, realizado na semana passada, Marçal tinha 43% das intenções de voto nesse segmento.

    Nunes, por outro lado, foi na contramão e recuou entre os bolsonaristas na última semana. Desde a pesquisa de setembro, o emedebista deslizou de 39% para 32% da preferência nesse eleitorado.

    Ou seja, em uma semana, o placar entre o eleitorado bolsonarista, que era de 43% a 39% para Marçal (dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais), passou para 51% a 32%.

    Continua após a publicidade

    Desde o início da campanha eleitoral, a herança de Jair Bolsonaro nas urnas foi disputada pelos dois principais candidatos da direita na capital paulista. Oficialmente, o ex-presidente apoia Nunes e indicou o ex-comandante da Polícia Militar Ricardo Mello Araújo (PL) para compor a chapa do prefeito na corrida à reeleição.

    Marçal, por sua vez, tem relação marcada por idas e voltas com o clã Bolsonaro. Inicialmente mais próximo da direita radical, o empresário se envolveu em atritos com o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — respectivamente, filhos Zero Dois e Zero Três do ex-presidente.

    Apoiadores de Tarcísio

    A despeito do apoio declarado de Tarcísio de Freitas (Republicanos) a Nunes, os eleitores do governador de São Paulo também parecem mais propensos a optar pelo rival no próximo domingo, 6.

    A mesma pesquisa Datafolha indica que Marçal é a escolha de 46% dos apoiadores de Tarcísio, enquanto Nunes pontua 35% neste recorte. Na semana passada, os dois adversários apareciam virtualmente empatados, com 40% dos correligionários do governador.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.