Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Covas e Russomanno têm empate técnico em São Paulo; PT e PSL decepcionam

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra o tucano com 22,8% e o deputado com 20%; Datena, que nega a candidatura, aparece bem em dois cenários

Por Da Redação Atualizado em 9 jul 2020, 21h44 - Publicado em 9 jul 2020, 21h42

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), com 22,8% das intenções de voto, e o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), com 20%, aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar na disputa pela prefeitura paulistana nas eleições deste ano, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas.

A pesquisa é estimulada, ou seja, é apresentada ao entrevistado uma lista com os nomes dos candidatos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 1.200 eleitores, durante os dias 4 e 8 de julho.

Neste cenário, aparecem na sequência o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), com 10,4%, o ex-governador Márcio França (PSB), com 7,7%, a ex-prefeita Marta Suplicy (Solidariedade), com 6,9%, e o líder sem-teto Guilherme Boulos (PSOL), com 5,5%. Logo a seguir, estão Andrea Matarazzo (PSD), com 3,6%, e o deputado estadual Arthur do Val (Patriota), com 2,8%.

Candidatos dos dois partidos que lideraram a disputa presidencial em 2018, Jilmar Tatto (PT) e Joice Hasselmann (PSL) decepcionam. O petista tem 1,9% das intenções de voto, enquanto a ex-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso tem 1,3%.

Dois candidatos – Orlando Silva (PCdoB), com 0,6%, e Filipe Sabará (Novo), com 0,5% – ficaram com menos de um ponto percentual das intenções de voto. Entre os entrevistados, 115,% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, e 4,5% disseram que não sabem.

Continua após a publicidade

Russomanno – que ainda não definiu se será candidato – liderou as pesquisas nas duas eleições anteriores, mas foi desidratando ao longo da campanha. Nem chegou ao segundo turno em 2012 e foi derrotado por João Doria (PSDB) no primeiro turno em 2016, quando acabou chegando em terceiro lugar.

Datena

O instituto também pesquisou dois cenários com o apresentador de TV José Luiz Datena (MDB), que tem dito que não será candidato a prefeito, apesar de o seu nome já ter sido especulado nos bastidores políticos.

Datena, conhecido por mudar de ideia em relação a suas pretensões eleitorais – já chegou a anunciar sua candidatura ao Senado em 2018 pelo DEM e desistir duas semanas depois -, ainda pode tomar outra decisão até 11 de agosto, quando termina o prazo dado pela lei eleitoral para que ele deixe de apresentar o seu programa na Band.

Continua após a publicidade

No primeiro cenário, com o seu nome no lugar do de Skaf (ambos são do MDB), ele aparece em terceiro lugar, com 12,9% das intenções de voto, atrás de Russomanno (18,3%) e Covas (22,6%). No segundo, sem o nome de Russomanno, ele aparece com 19,5%, logo atrás do atual prefeito tucano, que tem 25,9%.

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.