Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como o faz-tudo de Nikolas virou o vereador mais votado de Belo Horizonte

Ex-chefe de gabinete do deputado mineiro fez 39.960 votos na capital de Minas Gerais

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 out 2024, 15h53 - Publicado em 21 out 2024, 15h37

Integrante do Direita Minas, grupo de Facebook que se tornou uma força política conservadora, Pablo Almeida (PL) foi o vereador mais votado da história de Belo Horizonte com 39.960 votos, ultrapassando o recorde da deputada Duda Salabert (PDT), que fez 37.613 votos em 2020 quando concorreu à Câmara Municipal. Antes de disputar o Legislativo da capital mineira, Almeida era chefe do gabinete do deputado federal Nikolas Ferreiraleia reportagem da edição de VEJA desta semana.

Junto com Nikolas e com Bruno Engler, candidato do PL à prefeitura de Belo Horizonte, Pablo Almeida quer transformar a cidade na “capital mais conservadora do país”. Para isso, o grupo trabalhou para eleger, no ano passado, 33 dos 45 conselheiros tutelares do município e, neste ano, conquistou uma robusta bancada na Câmara de Vereadores, com seis eleitos. Depois de Almeida, os mais votados foram Vile Santos (PL), ex-assessor de Bruno Engler, e Uner Augusto (PL) – suplente de Nikolas Ferreira na eleição passada que teve o mandato cassado porque o PRTB, sigla a qual era filiado, foi condenado por usar candidaturas laranjas para preencher a cota mínima de mulheres.

Apesar de passar muito longe da popularidade de Nikolas nas redes sociais, Pablo Almeida usa as ferramentas digitais para reverberar seu discurso. A campanha lhe rendeu um aumento significativo de seguidores no Instagram – eram cerca de 30 mil e agora já são mais de 58 mil. No entanto, o político de 31 anos diz que gastou muita sola de sapato para ser eleito. “As redes sociais nos capacitam a alcançar um público muito maior do que aquele que a gente consegue encontrar nas ruas”, analisa o vereador eleito. “Mas, o trabalho que é feito nas ruas também não pode ser descartado. A população precisa ver o candidato nas ruas”, completa.

.
Nikolas Ferreira e Pablo Almeida durante protesto pelo impeachment de Alexandre de Moraes em Belo Horizonte – (//Arquivo pessoal)

Assim como Nikolas, Almeida tem uma formação intimamente ligada à pregação evangélica. Ele cita como uma de suas referências Abraham Kuyper, ex-primeiro-ministro da Holanda no século 19 e fundador da Universidade Livre de Amsterdã, que tinha a Bíblia como base do conhecimento. Kuyper também é um dos criadores da Igreja Reformada Neerlandesa, que depois virou a Igreja Protestante da Holanda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.