Como a população de Portugal avalia a economia brasileira e o governo Lula
Levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas
Devido aos laços históricos entre Brasil e Portugal, há sempre a impressão de que do outro lado do Atlântico os europeus sempre olham com simpatia a ex-colônia. Um levantamento recente do Instituto Paraná Pesquisas mostra que isso não é bem verdade.
De acordo com a pesquisa, 64,6% dos portugueses avaliam que a economia brasileira está em situação “pior” que a do seu país. Apenas 7,3% dos entrevistados responderam “melhor” a esse questionamento. Enquanto isso, 9,9% entendem que as economias se encontram no mesmo patamar. Ao todo, 4.840 pessoas foram ouvidas pelo Instituto.
A percepção sobre a imagem de Lula também não é boa. De acordo com o resultado do levantamento, 51% dos portugueses têm uma imagem negativa do presidente brasileiro. Pouco mais de um quarto dos entrevistados (27%) disseram ter uma imagem positiva, enquanto 22% não souberam responder.
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
O Paraná Pesquisas também sondou os humores dos portugueses com a eleição parlamentar do país europeu, que ocorrerão no dia 10 de março. Na esteira das investigações por corrupção que levaram à renúncia do governo de Portugal, a oposição de direita ganha força e aparece como favorita nas eleições, ainda que por uma pequena vantagem. A Aliança Democrática (AD) lidera a corrida com 21,4% das intenções de voto, contra 21,1% do Partido Socialista (PS), que hoje governa o país europeu.